quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Homem que matou a família em Erebango deixa carta com pedido de perdão

Operário matou ex-mulher, dois filhos e se suicidou

Inconformado com a separação, o auxiliar de serviços gerais Alciomar José Rodighero, 34 anos, matou a ex-mulher e os dois filhos na manhã desta quarta-feira, em Erebango, no norte do Estado. Em seguida, se enforcou. A conclusão é da Polícia Civil, embasada em informações de familiares e por um bilhete deixado no local do crime. Conforme a polícia, Alciomar teria matado a facadas e golpes de martelo a ex-mulher Fátima Salete dos Santos da Rosa, 24 anos, e os filhos Cauã, de três anos e meio, e Stefani, de um ano e meio. Depois disso, teria se enforcado, no mesmo local.
O crime foi descoberto durante a manhã por familiares de Fátima, que estranharam o fato de ela não ter ido à casa da mãe, como fazia todas as manhãs. Ao arrombar a porta, os corpos foram encontrados em um colchão em frente à televisão. Alciomar e Fátima, que foram casados por quatro anos, estavam separados há dois meses. Nos retratos de família, as marcas dos desentendimentos e da separação: fotos em que ele aparece com os filhos haviam sido recortadas e depois coladas. O operário deixou um bilhete no local pedindo desculpas e dizendo que não aceitava viver longe da família.
Fonte: Zero Hora

Torça por tempo bom para ver o eclipse

Se o tempo ajudar, o eclipse lunar previsto para o anoitecer de sábado poderá ser visto de qualquer ponto do Estado sem necessidade de equipamento sofisticado ou proteção para os olhos.Exatamente às 18h10min, a Lua estará 81% coberta pela sombra da Terra projetada no espaço, conforme o físico e astrônomo Luiz Augusto da Silva, professor da Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Esse será o horário de ápice do eclipse, que poderá ser observado entre 17h58min e 19h44min. Até ontem, porém, a previsão para a noite de sábado era de tempo instável com intensa nebulosidade, o que pode atrapalhar a visibilidade do espetáculo.Devido à posição geográfica do Estado, o fenômeno não poderá ser observado ao longo de toda a sua duração pelos gaúchos. Por aqui, a Lua já nascerá eclipsada, porque o eclipse começará às 16h36min, quando o Sol ainda estiver no céu.
Fonte: Zero Hora

Câmara aprova licença-maternidade de seis meses

O Plenário aprovou ontem a possibilidade de ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, por meio da concessão de incentivo fiscal ao empregador que aderir ao Programa Empresa Cidadã. O Projeto de Lei 2513/07, do Senado, vai à sanção presidencial. A adesão ao programa, criado pelo projeto, terá caráter facultativo e permitirá ao empresário descontar integralmente do Imposto de Renda devido o valor dos salários pagos durante os dois meses adicionais da licença. "Todos os anos haverá uma projeção de quanto a União deixará de arrecadar com a medida", informou a relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Rita Camata (PMDB-ES).Ela lembrou que 80 municípios e oito estados têm legislações próprias que já ampliam em 60 dias a licença para suas servidoras. Segundo ela, a proposta é a maior conquista das famílias desde a Constituinte, quando a licença foi ampliada de 90 para 120 dias, após muita discussão. A nova regra valerá para as pessoas jurídicas enquadradas no regime do lucro presumido e para as optantes pelo Simples.Para ter direito ao benefício, a empregada deverá requerer a prorrogação da licença até o final do primeiro mês após o parto ou adoção, já que o projeto também inclui as mães adotivas.Durante a prorrogação, a empregada terá direito à remuneração integral, mas não poderá exercer qualquer atividade paga e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar. Se descumprir essa regra, ela perderá o direito à prorrogação. A proposta também autoriza a Administração Pública a instituir programa que garanta essa prorrogação.
Fonte: O Informativo