quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Adolescente teria degolado amigo por ciúme

Menor não admitiu o crime, mas polícia encontrou vestígios de sangue nas roupas e cabelos do adolescente, que está na Fase

Já está apreendido na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em Porto Alegre, o adolescente de 17 anos apontado pela polícia como o autor do assassinato do estudante Júnior Gonçalves (15), o "Piolho", no início da noite de terça-feira, no pátio da Escola Estadual Santo Antônio (Ciep). O jovem, ex-aluno do colégio, não admitiu a participação no crime. A Polícia Civil o identificou com o auxílio de pelo menos seis testemunhas e encontrou manchas de sangue em suas roupas, tênis e até no cabelo. O suspeito já havia sido apreendido outras vezes por roubo à mão armada e desacato. 

Conforme o delegado José Romaci Reis, populares teriam informado que dois rapazes foram vistos entrando na escola com Júnior haviam deixado o local sozinhos. Detidos em casa pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) do 22º Batalhão de Polícia Militar, os suspeitos foram encaminhados à delegacia. A arma do crime não foi encontrada. Um dos garotos foi liberado depois de prestar depoimento. Reis explica que o motivo da morte teria sido passional: o acusado da morte queria namorar uma menina que, por sua vez, gostava da vítima. 

Júnior teve a garganta cortada com uma faca carneadeira depois de ser agredido com socos no rosto a um canto do pátio interno do Ciep, nos fundos da cozinha e a poucos metros do ginásio. O colégio estava vazio: era o intervalo entre os períodos diurno e noturno, e o movimento começaria apenas às 18h40min. O corpo foi localizado às 19h30min, depois de uma ligação anônima à Brigada Militar - feita de um telefone público do bairro - informar que havia um ferido no local.
Fonte: O Informativo
Foto:Júnior foi morto entre a cozinha e o ginásio de esportes, no pátio


Um dia para recordar as conquistas sociais

Além de ressaltar a importância dos direitos das pessoas do campo, o evento serviu para firmar a força dessa classe
Aproximadamente 600 pessoas participaram das atividades do Dia do Aposentado e da Aposentada Rural. O encontro regional foi desenvolvido no salão comunitário da Paróquia São João Batista, em Daltro Filho. Caravanas de agricultores e familiares de todos os municípios de abrangência dos sindicatos de trabalhadores rurais acompanharam o evento, que serviu para marcar a data da categoria, comemorada em 5 de outubro. O objetivo foi relembrar conquistas dos produtores rurais, como o caso da aposentadoria, confirmada na Constituição Federal de 1988, para ambos os sexos. Até a promulgação da Carta Magna apenas o agricultor recebia meio salário mínimo de benefício.

A solenidade de abertura contou com a participação do vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Sérgio de Miranda, do presidente da Regional dos STRs do Vale do Taquari, Luciano Carminatti, deputado estadual Heitor Schuch e do prefeito Paulo Gilberto Altmann. Após a composição da mesa oficial e execução do Hino Nacional, foram feitas considerações acerca do empenho das lideranças rurais no sentido de conquistar a aposentadoria.

Expectativa

Segundo os organizadores do encontro, a aposentadoria rural trouxe melhor qualidade de vida às famílias do interior, ao mesmo tempo em que tem sido responsável pelo aumento da expectativa de vida. Mesmo com os avanços ocorridos, as lideranças destacam que muito ainda precisa ser feito para que a população rural de aposentados usufrua de uma vida mais tranqüilidade na terceira idade, fase em que crescem as demandas por uma melhor assistência médica. Defendem também a preocupação das autoridades para a inclusão dessas pessoas idosas nas políticas sociais para que possam ter uma vida mais digna.

Membro da Comissão de Aposentados Rurais da Regional do Vale do Taquari e presidente do STR Paverama, Edgar Hauenstein destacou a continuidade da luta da categoria na busca de melhorias. "Parabenizo os aposentados pelas conquistas e pelo dia a eles dedicado", reforça. Ele foi sucedido pelo coordenador regional, Carminatti, que destacou a necessidade de valorização dessa data. Salientou que em seu município existem cerca de 700 aposentados rurais que todos os meses fazem circular na localidade uma vultosa soma de dinheiro.

Momento místico

A organização preparou um momento místico protagonizado por um grupo de pessoas que portava amostras de água, terra, vários tipos de frutas, instrumentos de trabalho e alimentos processados de forma artesanal para representar o mistério da vida que, a partir da ação do homem, gera comida para abastecer a população. A parte religiosa esteve sob a coordenação do frei João Renato Puhl e do pastor Huberto Kirchheim, da comunidade local. Durante o dia ainda participaram de atividades diversas, como palestras, apresentações musicais, exames de saúde, e no fim um baile com o Conjunto Três do Vale.

Fonte: O Informativo
Foto:Aposentados rurais participaram de atividades e confraternizaram pelo seu dia

Eleições Municipais Vereadores Eleitos

Nome       Votos
  1. SILVANE LAGEMANN CAIO(PMDB) 163
  2. ROQUE ZERWES (PP) 150
  3. OSMILDO  DAUMLING(PMDB) 138
  4. LIRA LUTTERBECK(PMDB) 138
  5. RONI (PT) 136
  6. NELSON (PP) 130
  7. CACIQUE (PP) 129
  8. CELSINHO PEREIRA (PT) 123
  9. HENRIQUE HORST (PP) 110