segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Será que meu filho está usando drogas???

Notoriamente observa-se através dos meios de comunicação, de forma maciça, o elevado aumento do número de jovens que usam drogas e a dúvida atemorizante e real surge para os pais. "Será que meu filho está usando drogas?"

A princípio, nem todas as pessoas que experimentam drogas tornam-se necessariamente um dependente químico. A adolescência, fase que se caracteriza principalmente pelo experimento de sensações novas, leva os jovens a testarem seus limites, às vezes sem perceber o real perigo; não vê na droga um risco verdadeiro.

Os pais se confrontam com a árdua tarefa de impor limites a seus filhos e ao vêlos frustrados sentem-se culpados e acreditam ter errado em sua educação. Para os filhos, essas frustrações são realmente necessárias e estruturantes, nas
quais deve estar implícitas uma carga familiar de afetividade, compreensão, com uma dose de tranqüilidade e convicção. Cabe aos pais explicar o motivo do limite, mesmo que não consigam convencê-lo, sem rigidez punitiva e nem retaliações posteriores, sem banalizar o não, e tendo sempre a autentica firmeza de sustentálo.

A realidade nos mostra que o individuo traficante, por vezes, são aqueles que você nunca desconfiaria (amigos usuários: colega da escola, da universidade, das festas...), os quais se aproveitam da facilidade para introduzir a droga na sociedade, da impulsividade do adolescente e de sua atitude desafiadora perante os limites.

O adolescente fantasia o domínio do uso da droga. Essa ilusão, fruto da pouca convivência familiar somado a transferência da responsabilidade de educá-los a terceiros (professores, babás, familiares...) desencadeia o uso continuo de drogas cada vez mais pesadas.

Existe uma constante nos dependentes químicos: a permissividade dos pais das isenções de qualquer ato de disciplina por comportamento inadequado e na tentativa ilusória dos mesmos de compensar sua ausência, faz com que o adolescente encontre nas drogas a busca caótica do prazer sem limites.

A sociedade, na qual se perpetua estereótipos, onde se destaca a exigência ilimitada de sucesso e consequentemente a sensação de esgotamento pelo excesso de trabalho, esvai tanto física e psiquicamente os pais, alterando sensivelmente o relacionamento com os filhos. Esse distanciamento bilateral desencadeia um sentimento de frustração desestruturante no meio familiar.

Fernando Jesus Blanco Tapia.
Psicanalista
Esp. Enf. Saúde Mental e Psiquiatria

Baile da Terceira Idade

O Grupo de Terceira Idade Nova Vida de Imigrante comunica que neste sábado, dia 10 de outubro, estará participando do Baile de Terceira Idade em Berlim.
A saída do ônibus será às 12 horas na Praça da Igreja Evangélica.
Todos os interessados devem confirmar sua participação através dos telefones: 3754-1537 com Herta Klein, ou 3754-1196 com Wonni Koenig.

Paróquias

:: A PARÓQUIA EVANGÉLICA Arroio da Seca, de Imigrante, informa que na quarta-feira, dia 7, às 14 horas, na sede, haverá encontro da OASE Maria Madalena.
Na quinta-feira, dia 8, às 14 horas, encontro da OASE Maria, na Linha Herval.

Festival Dia da Criança

Em Imigrante, para os estudantes locais, o Dia da Criança será comemorado na sexta-feira, dia 9, a partir das 8 horas. A Secretaria Municipal de Educação coordena a programação, que nesta edição será desenvolvida no Ginásio Esportivo Municipal, com brinquedos do Sesc. Jogos, brincadeiras e várias atividades de entretenimento vão divertir crianças e adolescentes. (AI)

Aviso da Secretaria da Agricultura

A Secretaria Municipal da Agricultura, de Imigrante, informa aos produtores interessados, que os pedidos de ALEVINOS, se encerram no dia 16. Mais informações na Prefeitura ou através do telefone 3754.1100. (AI)

Mostra de talentos vocais


A Prefeitura de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural, vai realizar no dia 20 de novembro, a sua tradicional Noitada Artística, que a cada ano tem sido ampliado, tanto na participação do público assistente como os “artistas locais”, que transformam aquele momento em um show de canto e música. Neste ano durante o evento vai acontecer uma Mostra de Canto, em forma de festival. Participe! Mostre sua voz, de forma individual, duplas, trios ou grupos. Não há limitação de idades.As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 10 de novembro, junto a Secretaria Municipal de Educação. (AI)
Fotos Sérgio Bagestan
Noitada Artística é um show comunitário