quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encontro da Asmevat, Secretários reunidos em Imigrante


O Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, em Imigrante, foi o local escolhido pela Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), para realizar o encontro mensal, na quarta-feira. Cerca de 30 secretários participaram da atividade, que de forma periódica discutem assuntos pertinentes à Educação pública municipal, como legislação, políticas educacionais e experiências pedagógicas.

Por solicitação dos participantes a reunião de outubro foi realizada em Daltro Filho, por ser um local apropriado para a pauta dos trabalhos, como avaliação das ações e a preparação para o período de transição das administrações municipais. A secretária municipal de Educação, de Imigrante, Edi Fassini, foi à anfitriã do encontro, que teve a coordenação da vice-presidente da Asmevat, professora Oneide Fávero, de Vespasiano Corrêa.

Na opinião do secretário de Estrela, Erci Albarello, “a reunião foi altamente positiva, pois além de avaliações e informações gerais, acorreram trocas de experiências, assim como, planejamento para dar continuidade às ações que estão sendo desenvolvidas”.

A secretária de Educação de Lajeado, Rejane Ewald, também elogiou o encontro e a acolhida. “Foi uma atividade altamente positiva, com temas empolgantes e idéias socializadas, como por exemplo, como administrar a aplicação de novas leis”. A professora enfatizou a importância dos encontros mensais dos secretários de Educação, que são orientados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), através dos representantes estaduais, que fazem chegar os assuntos pertinentes à Educação a todas as regiões e aos municípios, formando uma grande rede educacional. (AI) 

Foto: Encontro mensal da Asmevat aconteceu em Daltro Filho   

Encontro reúne 630 idosos


A 20ª Festa Municipal do Idoso  de Imigrante, com o tema Envelhecer com dignidade – Celebrar a vida, foi realizado quinta-feira, no Centro Comunitário Evangélico da sede. 

A organização do evento contabilizou a participação de 630 pessoas idosas, com mais de 60 anos, oriundas das mais diversas localidades do Município. A programação teve Culto Ecumênico, mensagens, apresentações artísticas, almoço de confraternização, distribuição de brindes e baile com a animação do Musical Zabadak. Diversos cartazes com mensagens, escritas em português, alemão e italiano, saudavam a presença dos idosos: Sorrir, conversar, dançar... Isso é remédio para o corpo e para o espírito; É bom viver bastante, mas é melhor viver bem; Envelhecer! Esperança de bem-viver.   

O encontro, que é realizado anualmente, faz parte do calendário oficial de eventos de Imigrante. A realização é da prefeitura, por intermédio de suas secretarias e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, com o apoio de clubes de Mães, Emater/RS-Ascar e Comunidade Evangélica. Destaca-se também a atuação  de uma equipe de voluntários, que trabalha pelo sucesso do vento.


Envelhecimento saudável

Imigrante conta com uma população de 3.013 pessoas, das quais, 731 pertencem ao grupo da chamada terceira idade. São 307 homens e 424 mulheres que possuem mais de 60 anos. “É muito importante esse tipo de ação dirigido aos idosos. Esse convívio é uma atividade pelo envelhecimento saudável, com o objetivo de se mobilizar pela qualidade de vida”, salienta o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Huberto Kirchheim. “É muito lindo observar equipes de voluntários se dedicando as pessoas da chamada melhor idade”, comenta Marta Porsche, que ao lado de Taline Rex e o presidente Kirchheim, coordenaram a programação. Na opinião do pastor da Comunidade Evangélica, Paulo Daenecker, “a festa do idoso é um dia de alegria, de acolhimento e o momento para renovar o ânimo”.

Qualidade de vida

A expectativa de vida do imigrantense, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, atinge 76 anos, superando a média nacional que é de 72,7 anos. “Imigrante é o quinto município do Brasil, em índice de qualidade de vida. Esse tradicional encontro é a valorização dos idosos e fortalece um programa, cuja atividade faz com que as pessoas de mais idade, recebam a nossa consideração e com carinho, sejam vistos como cidadãos experientes”, destacou o prefeito Paulo Gilberto Altmann.

O vice-prefeito e integrante do Coral Cultura, Benno Tietz, ao lado da esposa Gerta, esclarece que esta é a sua décima nona participação nos encontros. “Acho que este programa estimula a qualidade do processo de envelhecimento e reconhece o valor do idoso”, disse Tietz.

Érico Krüger, 63 anos, de Daltro Filho, com a esposa Renita, participaram pela primeira vez. “Quem promoveu esse encontro está de parabéns, pois realmente é uma bonita integração”, ressaltou. A viúva Norma Trapp Wahlbrinck, 74 anos, da sede, comentou que não perde nenhum encontro. Descontraída, revela que “o segredo para conquistar a velhice é a alegria, e ser bem natural, como por exemplo, não pintar os cabelos e deixar os brancos revelar a idade”. O casal Rubem (76) e Sida Jasper (77 anos), casados há 53 anos, participaram dos últimos doze encontros. “É muito bom estar com saúde e rever amigos nesse encontro da melhor idade”, disse Rubem. (AI) 

Fotos Sérgio Bagestan - Momentos registrados no dia 23/10/2008, por ocasião da 20ª Festa Municipal do Idoso, realizado em Imigrante.

Aviso do grupo Nova Vida

O grupo de terceira idade Nova Vida, de Imigrante, informa que na sexta-feira, dia 31, feriado do Dia da Reforma, estará participando do Baile de Idosos na Linha Frank. A saída do ônibus será às 12 horas, em frente a Praça da Igreja Evangélica. Interessados em acompanhar o grupo, deverão confirmar com Herta ou Wonni, pelos telefones 3754.1537 ou 3754.1196.

Jantar-Baile na Boa Vista 37

A Comunidade Santo Antônio, da Boa Vista 37, em Imigrante, está organizando o seu tradicional Jantar-Baile, agendado para o dia 8 de novembro. Na animação estará a Banda Balanço Total. O convite individual adulto tem o valor de R$ 14,00 – com direito ao jantar que será servido à mesa. No cardápio: sopa de capeletti, carnes de rês, suíno e frango, salsichão e saladas, e sobremesa.  Quatro casais formam a comenda que está trabalhando pelo sucesso do evento: Josiane e Moacir Possebon, Helena e Ademir Telk, Beatriz e João Carlos Birkheuer, Claudete e Dalvir Gobbi.  

Festa na Linha Herval

A Sociedade Recreativa Herval, da Linha Herval, de Imigrante, promove a sua festa anual no dia 9 de novembro. O início será às 10 horas e haverá as famosas “Gildas”. O cartão para o almoço, com churrasco e saladas diversas, poderá ser adquirido com a diretoria da Sociedade, ao valor de R$ 12,00. Ás 14 horas inicia o baile com a animação da bandinha Os Veteranos de Teutônia.

Recomeço lento

Dos quase cinco mil desalojados no Vale, 2,8 mil ainda não retornaram para casa. Situação continua pior em Encantado. Com o tempo estável e o recuo significativo do Rio Taquari, quem pôde dedicou o dia de ontem à faxina. Seja com auxílio dos caminhões-tanque das prefeituras ou do balde e da vassoura, a terça-feira foi de recomeço. No entanto, enquanto em municípios como Lajeado o nível do rio permitiu "colocar a casa em ordem", em cidades como Encantado o dia foi de espera. Só neste município duas mil pessoas continuavam com as residências inundadas. 

Segundo a Defesa Civil do Estado, 3,3 mil pessoas permaneceriam ontem na casa de vizinhos, parentes ou em ginásios. Dessas, 2.870 são moradores de Lajeado (320), Encantado (dois mil), Arroio do Meio (500) e Colinas (50). Os três últimos uniram-se a Estrela e decretaram situação de emergência. Em Encantado, no Bairro Navegantes, um dos mais populosos do município, 400 residências continuavam ontem embaixo d’água.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil do Estado sobrevoou o Vale do Taquari ontem. Além de constatar a extensão da destruição, os agentes do órgão distribuíram kits de limpeza, colchões, cestas básicas e medicamentos em Encantado, Estrela e Arroio do Meio.

Água e luz

A falta de energia elétrica e de água é outra dificuldade que ainda não foi completamente sanada. Na área de concessão da AES Sul, 266 economias permaneciam sem luz no começo da tarde de ontem em Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. O problema deve perdurar hoje na localidade de Arroio do Ouro, em Estrela, e em parte de Bom Retiro do Sul, na área próxima da barragem. Ontem, as equipes da AES Sul não tiveram acesso a esses locais, que continuavam embaixo d’água.
Ainda em Estrela, os bairros Imigrantes e Cohab 2 devem seguir sem água pelo segundo dia consecutivo. Até o começo da noite de ontem quatro dos cinco poços artesianos que estavam submersos voltaram à ativa. O problema deve ser sanado ainda hoje.

Rodovias

Se a situação dentro das cidades ainda é alarmante, nas rodovias melhorou. No começo da noite de ontem, apenas a RS-129, entre Encantado e Muçum, e a RS-128, em Bom Retiro do Sul, permaneciam inundadas. O tráfego já estava liberado na VRS-811, que liga Arroio do Meio à localidade de Forqueta; RS-130, entre Arroio do Meio e Roca Sales; RS-129, entre Estrela e Colinas; RS-431, em Dois Lajeados; e RS-332, em Arvorezinha.

Nível do rio

À meia-noite, a medição da Portobras, em Estrela, apontava o nível do Rio Taquari em 16,85 metros - 3,85 acima do normal. Às 18h, era de 17,70 metros. Segundo previsão feita pelo Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates na segunda-feira, pode chover fraco entre hoje e amanhã. No entanto, a Defesa Civil do Estado alerta que as condições meteorológicas estão favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas, entre 0h e 23h hoje, nas regiões oeste e norte do Rio Grande do Sul.

Dia de faxina em Lajeado

Em Lajeado, o recuo do Rio Taquari e o tempo bom permitiram o começo da limpeza de ruas, parques e casas. Foi o que fez Maria de Lourdes Cândido Ribeiro (64), seus filhos e netos. A residência dela fica em pleno Parque Professor Theobaldo Dick, e ficou apenas com o teto fora d’água. "Moro aqui há 29 anos. Já estou acostumada com enchentes", resigna-se.

Quem também teve trabalho duro foram os servidores da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que passaram o dia no Parque dos Dick, totalmente submerso no domingo e na segunda-feira.
Segundo o secretário da Agricultura, Ernani Bourscheidt, seis máquinas retroescavadeiras, 12 caminhões-caçamba, dois tratores com tanque e mais um caminhão-tanque são utilizados na limpeza e na retirada de entulhos. Ele prevê que o mutirão siga até o final desta semana. "Temos a liberação para trabalhar inclusive na quinta-feira, que é ponto facultativo, e no feriado de sexta", adianta.

O coordenador da Defesa Civil em Lajeado, Ênio Hepp, calcula que já tenham sido recolhidas 40 caçambas de lixo. Ele frisa que a situação mais crítica no município foi constatada no São José e nas ruas João Abott, Décio Martins Costa e Oswaldo Aranha. As 320 pessoas que estão instaladas provisoriamente no Ginásio Municipal Professor Nelson Francisco Brancher vão retornar a suas casas hoje.

Vegetação

Fora o problema social, a enchente ocasionou prejuízos ambientais. Alertado pelo comerciário Ciro Ferrari (60), que constatou que parte da barranca do Rio Taquari, no final da ciclovia, desmoronou. Com ela, segundo Ferrari, foram árvores centenárias. "Havia espécies que nem entre três se conseguia abraçar. É uma pena", lastima.

Prefeito de Encantado pede apoio da Defesa Civil

O prefeito Agostinho Orsolin esteve ontem à tarde em Porto Alegre, no comando da Defesa Civil do Estado, para relatar os danos causados pela enchente do Rio Taquari, ocorrida no último fim de semana. No município foram atingidas mais de 800 residências, prejudicando 3,5 mil encantadenses de 14 bairros e localidades do município. O encontro ocorreu com o tenente-coronel Joel Prates Pedroso, coordenador da Defesa Civil que, durante a parte da manhã, sobrevoou de helicóptero os municípios atingidos pelas cheias. Segundo Pedroso, após a vistoria em Encantado, foi constatado que a situação verificada ainda é crítica, e que o município foi um dos mais atingidos com as cheias. "A situação abala toda a comunidade encantadense e regional. Mas temos que ter força para superar essa adversidade, e vamos conseguir, com certeza", destaca Orsolin. Acompanharam a audiência com a Defesa Civil o secretário municipal da Assistência Social, Luiz Moesch, e o chefe de gabinete Antônio Carlos Busnello.

Fonte: O Informarivo
Foto: Defesa Civil sobrevoou áreas alagadas em Encantado