quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Avisos da Paróquia São João Batista

- Hoje, quinta-feira, dia 21, às 14h30min, haverá missa na comunidade do Vale da Harmonia.
- Na sexta-feira, dia 22, haverá missa às 14h30min, na comunidade da Linha Rechts; e às 20 horas, na comunidade São Cristóvão, da sede.

Aviso do Nova Vida

O grupo Nova Vida, de Imigrante, comunica que no sábado, dia 23, estará participando do Baile de Idosos, em Colinas. A saída do ônibus será às 12 horas, em frente a Praça da Igreja Evangélica. Interessados em acompanhar o Nova Vida, deverão confirmar com Herta ou Wonni, pelos telefones 3754.1537 ou 3754.1196.

Avião acidentado em Madri teve problema de superaquecimento, diz empresa

Empresa não sabe se problema antes da partida teve relação com acidente.Há 153 pessoas mortas e 19 feridas no desastre ocorrido em Barajas.
O avião da Spanair que se acidentou na quarta-feira (20) no aeroporto de Barajas, em Madri, deixando 153 mortos e 19 feridos, teve um problema de superaquecimento antes de iniciar a manobra para decolar pela primeira vez, informou nesta quinta a companhia aérea.

O subdiretor-geral de Operações da Spanair, Javier Mendoza, confirmou em entrevista que o comandante do vôo JK 5022 voltou com a aeronave ao portão de embarque antes de começar a decolagem depois de ter detectado e informado sobre um problema de "aquecimento excessivo em uma válvula de entrada de ar".
O dispositivo estava localizado em frente ao aparelho, sob o cockpit. O problema foi solucionado com o desligamento da válvula, o que, segundo Mendoza, é o procedimento padrão nesses casos, e o avião foi autorizado a voltar à pista de decolagem. Segundo a companhia, ainda não está claro se esse problema tem relação com o acidente.

A lista dos passageiros
> A lista com os nomes das 172 pessoas a bordo do vôo 5022 foi divulgada ontem, ao final da tarde, pela companhia Spanair.
> A primeira informação é de que entre os passageiros não existia nenhuma pessoa de nacionalidade brasileira.
> Até a noite, a nacionalidade de apenas seis pessoas havia sido confirmada. Quatro alemães e dois suecos fariam parte do quadro de passageiros que estava no vôo.
Fonte: G1 e Zero Hora

Resgates em acidentes têm queda média de 14,86%

Levantamento do Ministério da Saúde foi feito em 26 capitais e aponta redução trinta dias depois da nova lei de trânsito. Em seis cidades, redução foi superior a 20% Nos trinta primeiros dias da lei que proíbe dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas (de 20 de junho a 19 de julho), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no conjunto de 26 capitais do país, atendeu 1.772 acidentes de trânsito a menos do que em igual período imediatamente anterior (de 21 de maio a 19 de junho). As ocorrências caíram de 11.918 para 10.146 – redução de 14,86%. Em seis capitais, a queda foi superior a 20%: Campo Grande (MS), Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA) e São Luís (MA). O SAMU de Porto Alegre, por sua vez, 16,36%. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, observou que, além de poupar vidas, a nova lei é importante para reduzir os gastos com o tratamento de vítimas em unidades de saúde. “O Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas) estima que os gastos totais com o atendimento médico hospitalar, internações, cirurgias, tratamentos das vítimas de acidentes de trânsito custam ao SUS cerca de 5 bilhões de reais por ano. Em cada redução de 10% do número de vítimas, o Ministério da Saúde estaria economizando o equivalente a 500 milhões de reais. Só para se ter uma idéia, isso permitiria ao ministério, por exemplo, construir 300 Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. Os acidentes de trânsito têm um peso significativo nos atendimentos do SAMU. Em Brasília, por exemplo, 45% dos resgates são para atendimento a ocorrências de trauma, das quais 60% estão relacionadas a acidentes de trânsito. O ministro da Saúde considera que a nova lei trouxe um ganho operacional para o serviço.