A prefeitura de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural, promove para o dia 21 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro Comunitário Evangélico da sede, a tradicional Noitada Artística. Mostre o seu talento artístico. Inscreva-se na Secretaria da Educação até o dia 19. Mais informações pelo telefone 3754.1100.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Noitada Artística
Audiência Pública
A Secretaria Municipal da Saúde, de Imigrante, realizou ontem terça-feira, dia
Calçamento para a Rua Clara Lucian
A Administração Municipal de Imigrante espera a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal, para iniciar o procedimento de pavimentação da Rua Clara Lucian, no Bairro Daltro Filho. Na obra serão usados blocos de concreto intertravados, tipo Pavi S, numa extensão média de 73,49 metros e largura média de 7 metros. (AI)
Prefeitura renova parque de máquinas
A Prefeitura de Imigrante está iniciando o processo da renovação de seu parque de máquinas, junto à Secretaria Municipal de Obras. O primeiro veículo a ser adquirido, um caminhão novo, zero quilômetro, estilo caçamba, no valor de R$ 97,5 mil, será na forma de Pregão. O contrato de repasse que entre si celebram a União Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representada pela Caixa Econômica Federal e o Município de Imigrante, objetiva a execução do Programa Ações de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa). O prefeito Paulo Gilberto Altmann comenta que um dos principais motivos dessa aquisição, é suprir as necessidades de serviços, para a manutenção das estradas vicinais, objetivando o escoamento da produção rural. (AI)
Alemães impressionam-se com o potencial da região
Durante seis dias, uma delegação alemã composta por oito pessoas, de Kirchensittenbach, Estado da Baviera, foi hóspede oficial do Município de Imigrante. Entre os visitantes, o prefeito Peter Stief e esposa Inge, o vereador Wolfgang Köth, Brigitte e Heinz Scharrer, Birgit Dietrich, Helmuth Knodt e Evelyn Lehner.
Vários segmentos estavam representados, como o da engenharia civil, de moveleiros, da gastronomia e do comércio.
A visita foi uma retribuição ao intercâmbio iniciado no ano passado, quando o prefeito Paulo Gilberto Altmann esteve na Alemanha. “Esse intercâmbio representa muito para Imigrante e ao mesmo tempo, fortalece uma parceria com objetivos definidos. Abriram-se portas e apoios a projetos específicos, nas áreas de comércio, educação e saúde”, destaca Altmann.
Intercâmbio
O prefeito Stief revelou estar “deslumbrado com o potencial de Imigrante e do Vale do Taquari. É com satisfação que vejo perspectivas imediatas de intercâmbio cultural e comercial. A comunhão tem como base a relação entre pessoas, e esse acolhimento e hospitalidade deixam uma marca registrada entre os dois municípios. Estamos orgulhosos e satisfeitos com os contatos realizados, e em condições de estabelecer relações mais intensivas, de acordo com os interesses do Brasil e Alemanha”, disse Peter.
O prefeito de Kirchensittenbach está em seu terceiro mandato, cada um deles, com seis anos. Administra uma cidade com quatro mil habitantes e que possui uma agricultura forte. A produção de frutas também é acentuada. O pagamento de impostos é feito em qualquer situação, “se paga imposto para tudo, mas com retorno garantido em benefício da comunidade”.
Homenagens
Desde a chegada à Imigrante, na quarta-feira, até ontem, segunda-feira pela noite, a delegação da Alemanha recebeu inúmeras homenagens, em todos os contatos realizados. Os momentos foram ilustrados com apresentações culturais, com a participação de corais, Orquestra Municipal e grupos de danças folclóricas. A Câmara de Vereadores também realizou uma sessão solene para homenagear os visitantes. “Encontraram aqui um povo orgulhoso de seu Município, formado especialmente por imigrantes alemães e italianos”, comentou o presidente, vereador Márcio Rótolli. Os alemães fizeram referência ao alto nível da música, do canto e a preservação da cultura alemã em Imigrante. Elogiaram ainda, a farta gastronomia, a preservação da natureza e a qualidade de vida dos imigrantenses. Para realizar uma recepção com sucesso, a Administração Municipal contou com o fundamental apoio comunitário, como empresas comerciais e industriais, clubes, entidades, paróquias, escolas e voluntários. A delegação esteve hospedada no Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, onde conviveram e admiraram a cultura italiana. A coordenação de toda a programação desenvolvida foi do assessor programático pastor Huberto Kirchheim. (AI)
Fotos: Sérgio Bagestan