segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Plantando mudas nativas

Uma ação do departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Imigrante, proporcionou aos alunos da 7ª série, da Escola Estadual 25 de Maio, momentos de cidadania. “É agora a ocasião de projetar e repensar no futuro, com relação à recuperação da mata ciliar”, salientou o estagiário da prefeitura, Rodrigo Spellmeier (Dido), que juntamente com o professor Rubem Kohl (Duda), coordenou o plantio de 50 mudas nativas de diversas espécies, que foram doadas pelo imigrantense Elói Egewarth. A atividade foi desenvolvida na quinta-feira, nos fundos da nova Escola Municipal Arco-Iris, próximo ao arroio Castro Alves. O local é considerado como área de preservação permanente. (AI)

Foto divulgação
Cidadania: alunos plantaram mudas nativas

Domingo de integração de idades

O 1º Almoço de Integração de Idades, organizado pela Associação do Círculo de Pais e Mestres, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, de Imigrante, será realizado no domingo, dia 17, no Centro Comunitário Evangélico da sede. O sucesso da promoção é notório, pois os convites limitados para o almoço, em 400 adultos e 80 crianças, já estão esgotados. “Pretendemos realizar uma bela festa, envolvendo pessoas de todas as idades. E de forma antecipada, queremos agradecer a colaboração de todos, pois a programação certamente vai atingir todas as nossas expectativas”, comenta a presidente Mônica Duarte Henn. A diretoria da Associação é composta ainda pelo vice-presidente Lourenço Zuchi, secretária Ester Michels Ritter, vice-secretário José Carlos da Silva, tesoureiro Werner Hachmann e vice-tesoureira Denise Ritter Pozzebon. A escola possui 76 alunos, divididos entre o Jardim, 1º ano, 2º ano, 3º ano e 3ª série. A diretora é a professora Clair Caio.
Homenagens
Além do almoço, serão realizadas diversas homenagens, principalmente aos avós. Uma comissão de professores selecionou 10 histórias, identificadas com pseudônimos, contadas pelos avós e descritas pelos alunos de 3º ano e 3ª série da escola. Destas, quatro serão apresentadas após o almoço de domingo. Também haverá sorteio de brindes e a esperada pescaria premiada, para alegrar a garotada. “Toda essa premiação foi doada pela comunidade escolar, pais, professores, empresas comerciais, industriais e prestadores de serviços. Por isso, em nome da Associação agradecemos o apoio de todos”, ressalta a secretária Ester Michels Ritter. Os organizadores informam ainda, que o almoço será servido a partir das 12 horas, e no cardápio haverá churrasco de rês, suíno e frango, pães, cucas e saladas diversas. (AI)

Foto: Sérgio Bagestan

Mônica e Ester com alguns brindes a serem sorteados

Dia de vacinação em família

A dupla campanha de imunização contra a paralisia infantil e a rubéola, que teve início no sábado, constitui-se num dever de famílias. Em Imigrante, a meta era vacinar 111 crianças menores de cinco anos, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Na soma dos atendimentos registrados nas unidades de Saúde da sede e do Bairro Daltro Filho, essa meta foi superada, chegando ao total geral de 131 crianças vacinadas. “Parabéns aos pais pela conscientização e responsabilidade”, destacou a enfermeira Viviane Franz Stevens, da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa de Saúde da Família, que coordenou a atividade em Imigrante. Para o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, “não existe notícia mais agradável do que esta, em termos superada a meta. Isso se chama prevenção e sensibilidade dos pais. É uma forma de amor aos filhos”, disse Kaplan.

Exemplos
No sábado pela manhã, na unidade de Saúde, da sede, em Imigrante, a freqüência de pessoas foi acentuada a partir das 9 horas. Crianças eram recebidas com balões coloridos e balas de pirulitos. As gotinhas não intimidaram, por exemplo, os pequenos João Victor Silva (4), Giovani Massotti (4), Lorenza Pelison Daumling (8 meses) e Thomas Delbrügge (4 anos), que ao lado dos pais, saíram felizes e com a carteira de vacinação atualizada.
Outros exemplos que merecem destaque foram às participações de mães, que acompanharam seus filhos e aproveitaram para se proteger contra rubéola, como foram às situações de Maristela Silva (29), Raquel Cristina Meincke (27) e Iselda Daumling (28). “Precisamos motivar, incentivar e dar bons exemplos”, salientou Maristela. Entre os vacinados contra a rubéola na unidade de Daltro Filho, estava Eduardo Diemer (33), que levou consigo a noiva Clair Freisleben (22). “Prevenir nunca é demais”, comentou Eduardo, enquanto sorria para amenizar a dor provocada pela agulha da seringa descartável.
Em Imigrante, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola vai até o dia 12 de setembro. No sábado, foram vacinadas 217 pessoas, homens e mulheres, com idade entre 20 e 39 anos. Meta é vacinar 748 pessoas. Durante os próximos dias uma equipe volante do Programa de Saúde da Família vai percorrer empresas comerciais e industriais, objetivando a vacinação contra a rubéola. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan