segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia de vacinação em família

A dupla campanha de imunização contra a paralisia infantil e a rubéola, que teve início no sábado, constitui-se num dever de famílias. Em Imigrante, a meta era vacinar 111 crianças menores de cinco anos, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Na soma dos atendimentos registrados nas unidades de Saúde da sede e do Bairro Daltro Filho, essa meta foi superada, chegando ao total geral de 131 crianças vacinadas. “Parabéns aos pais pela conscientização e responsabilidade”, destacou a enfermeira Viviane Franz Stevens, da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa de Saúde da Família, que coordenou a atividade em Imigrante. Para o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, “não existe notícia mais agradável do que esta, em termos superada a meta. Isso se chama prevenção e sensibilidade dos pais. É uma forma de amor aos filhos”, disse Kaplan.

Exemplos
No sábado pela manhã, na unidade de Saúde, da sede, em Imigrante, a freqüência de pessoas foi acentuada a partir das 9 horas. Crianças eram recebidas com balões coloridos e balas de pirulitos. As gotinhas não intimidaram, por exemplo, os pequenos João Victor Silva (4), Giovani Massotti (4), Lorenza Pelison Daumling (8 meses) e Thomas Delbrügge (4 anos), que ao lado dos pais, saíram felizes e com a carteira de vacinação atualizada.
Outros exemplos que merecem destaque foram às participações de mães, que acompanharam seus filhos e aproveitaram para se proteger contra rubéola, como foram às situações de Maristela Silva (29), Raquel Cristina Meincke (27) e Iselda Daumling (28). “Precisamos motivar, incentivar e dar bons exemplos”, salientou Maristela. Entre os vacinados contra a rubéola na unidade de Daltro Filho, estava Eduardo Diemer (33), que levou consigo a noiva Clair Freisleben (22). “Prevenir nunca é demais”, comentou Eduardo, enquanto sorria para amenizar a dor provocada pela agulha da seringa descartável.
Em Imigrante, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola vai até o dia 12 de setembro. No sábado, foram vacinadas 217 pessoas, homens e mulheres, com idade entre 20 e 39 anos. Meta é vacinar 748 pessoas. Durante os próximos dias uma equipe volante do Programa de Saúde da Família vai percorrer empresas comerciais e industriais, objetivando a vacinação contra a rubéola. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan

Nenhum comentário: