O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria Municipal da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Imigrante, desenvolve diversos projetos de assistência voltados à comunidade imigrantense. Entre eles: Horta – Colha Saúde o Ano Todo; Grupos de Idosos; Corte, Costura e Customização; Roupas usadas, cidadania renovada; e Grupo Renascer – PPD´s.
Para atingir os objetivos de seus projetos o CRAS conta com a parceria da Secretaria da Agricultura, Programa de Saúde da Família (PSF), Emater/Ascar-RS e Conselho Tutelar.
Horta – Colha Saúde o Ano Todo
Este projeto que tem a parceria da Emater/Ascar-RS, Secretaria da Agricultura e Conselho Tutelar. Serve como educação e aprendizado na produção de alimentos saudáveis, formas de preparo através de oficinas visando a qualidade e acesso alimentar. Da mesma forma, torna-se um compromisso das pessoas atendidas pelo CRAS em participar de alguma atividade, visando socialização e integração, auto-estima, convivência em grupo e fortalecimento de vínculos familiares. As hortaliças plantadas no decorrer desse ano são: cebola, couve, couve-flor, brócolis, beterraba, cenoura, rabanete e salsa. Também é cultivado o Horto de plantas medicinais, que visa identificar, conhecer e fazer o uso correto das mesmas, além das suas diversas formas de preparo. A atividade é realizada duas vezes por semana, junto ao CRAS, sendo nas segundas-feiras, das 14 às 16 horas, e na
s quintas-feiras, das 8 às 10 horas.
Grupos de Idosos
Essa atividade é desenvolvida nas terças-feiras, no horário entre 14 e 16 horas, e conta com a parceria do Conselho Municipal de Idosos, bem como equipe do PSF. Encontros são realizados nos Centros Comunitários, respectivamente, da Sede, Seca Baixa, Daltro Filho e Linha Rosenthal.
Entre os objetivos do programa, está a convivência na terceira idade, prevenção e informações sobre saúde, lazer e participação comunitária, qualidade de vida e bem-estar, e envelhecimento saudável.
Corte, costura e customização
As oficinas são realizadas no CRAS, no período quinzenal, sempre em segundas-feiras, das 14 às 16 horas. Do chamado “grupo do fuxico”, participa atualmente sete pessoas. O objetivo é proporcionar um momento terapêutico e de acompanhamento sócio-familia
r. Posteriormente, a prática poderá vir a se tornar uma possibilidade de geração de renda para as famílias mais carentes.
Roupas usadas, cidadania renovada
As atividades são realizadas em todas as segundas-feiras, das 13h30min às 16h30min, no Centro de Saúde (antiga Policlínica). O projeto conta com a participação de pessoas atendidas pelo CRAS. O objetivo é buscar através dessa ação, e proporcionar a essas famílias, novas possibilidades de socialização, além de despertar o espírito de organização, limpeza e responsabilidade.
A distribuição de roupas é realizada no mesmo horário da atividade, e os beneficiados devem levar sacola para retirar as doações.
Grupo Renascer – PPD´s
Dez pessoas em nível de Município fazem parte do grupo. São imigrantenses portadores de algum tipo de deficiência, cujo objetivo é oferecer um atendimento psicossocial e sócio-educativo, visando a inclusão social, a eliminação do preconceito, a valorização individual, o convívio em grupo, o fortalecimento das relações familiares e sociais, através de atividades de socialização, de lazer e integração com a comunidade. Os encontros são semanais, em todas as quartas-feiras, no CRAS no horário de 8h45min às 10h15min. (AI)
Participam dos programas os seguintes profissionais:
- Assistente Social: Deise Herberts - Todos os projetos.
- Psicóloga: Carine Gonzatti - Grupo Renascer e Corte, costura e customização.
- Extensionista da Emater: Nair Kunzler Massotti – Horta.
- Técnica agrícola: Mônia Wahlbrinck – Horta.
- Conselho Tutelar - Horta
- Equipe do PSF – quando convidados participam ativamente dos projetos.
- Huberto Kirchein – Grupos de Idosos