quarta-feira, 20 de maio de 2009

Paróquias

:: Informação da Comunidade Evangélica Arroio da Seca:
- Nesta quinta-feira, dia 21, às 19h30min, haverá o lançamento do 6º Dia Sinodal da Igreja, na Comunidade Arroio da Seca.

:: Aviso da Paróquia São João Batista:
- Nesta quinta-feira, dia 21, às 20 horas, haverá Missa na comunidade do Vale da Harmonia.

Imigrante sediará o dia Sinodal do Vale do Taquari

O Dia Sinodal da Igreja é o grande encontro das Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana. A programação está sendo preparada com carinho e dedicação pelos diversos grupos e setores sinodais.

Data: 16 de agosto de 2009.
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Município: Imigrante
Comunidade Acolhedora: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Arroio da Seca, juntamente com sua Paróquia.

O encontro celebrativo inicia pela manhã, com culto, palestra, envolvendo o espaço criança e também jovens, a participação do Grupo ANIMA (Estudantes das Faculdades de Teologia EST) de São Leopoldo, entre outras atividades. O encerramento e envio acontece às 16 horas.

Deus chama para a sua missão!

A programação terá um momento especial na quinta-feira, dia 21 de maio, Dia da Ascensão. Às 19h 30min, será celebrado o Lançamento oficial do Dia Sinodal da Igreja, no Centro Comunitário da Comunidade Evangélica, com a participação do Conselho Sinodal, lideranças comunitárias, convidados especiais, lideranças locais, obreiros e obreiras. O evento é aberto à comunidade.
Fique atento. Participe. Diga sim! Envolva-se e colabore com as equipes de organização. Doar e doar-se faz parte da missão de Deus. Ajude a organizar o Dia Sinodal da Igreja. Vem, entra na roda com a gente, você é muito importante. Vem!
Alegremo-nos e agradecemos pela participação de todas e todos que já estão neste mutirão.

Imigrante realiza a 1ª Olimpíada Matemática

Imigrante realizou recentemente a sua “1ª Olimpíada Matemática” envolvendo alunos das séries iniciais da rede municipal, uma vez que, este nível de ensino, não é contemplado na proposta de olimpíada da OBM, nem da OBMEP e nem da Univates. Na opinião da professora Adriana Magedanz, uma das coordenadoras do evento, “o destaque maior a ser dado não são os nomes dos melhores classificados e sim, o envolvimento de todos”. A atividade teve a participação de alunos do 1º ano à 4ª séries, das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, da sede; Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do Bairro Daltro Filho; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Alves, da Seca Baixa. As provas foram elaboradas por um grupo de professores, e os conteúdos selecionados conforme os níveis de aplicação.

A programação foi interna, com a participação de alunos, professores e escolas. “Nada chegou pronto. Construímos e aperfeiçoamos a idéia em grupo, utilizando para isso os nossos encontros semanais do Pró-letramento em Matemática (Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental)”, destaca Adriana.


A diretora da Escola Ernesto Alves, Analúcia Vuaden, comenta que “a Olimpíada foi uma forma de integrar os alunos das três escolas, que tiveram a oportunidade de pensar, analisar e discutir a sua maneira de encontrar o resultado, uma vez que a prova foi realizada em duplas, formadas por alunos de escolas diferentes. Para os professores foi uma forma de realizar avaliação”.


A diretora da Escola Santo Antônio, Lurdes Barilli Müller, comenta que “foi uma experiência positiva, tanto na valorização do ensino da matemática, quanto na integração de alunos e escolas. As crianças participaram com entusiasmo e concentração na resolução das questões”.
A diretora da Escola Arco-Íris, Clair Caio, também elogiou a programação: “A maioria de nossos alunos se sentiu um verdadeiro vestibulando, tamanho era o nervosismo e ansiedade. Esperamos poder repetir essa bela atividade”.


Destaques
Os destaques em duplas, de cada nível, da “1ª Olimpíada Matemática”, de Imigrante:
- Nível 1/1º e 2º anos: Tiago e Darlei, da Arco-Íris; Victor e Yasmin, da Santo Antônio; Kauane e Yan, da Arco-Íris; Jéssica e Ângelo, da Santo Antônio.
- Nível 2/3º e 4º anos: Matias e Talita, da Santo Antônio; Felipe e Suelen, da Santo Antônio e da Ernesto Alves; Luan e Pâmela, da Arco-Íris; Ana Júlia e Marco, da Arco-Íris.
- Nível 3/4ª série: Kauane e Luis, da Arco-Íris e Ernesto Alves; Ruan e Victória, da Santo Antônio e Ernesto Alves, respectivamente. (AI)
Foto: Divulgação
Alunos participaram da “1ª Olimpíada Matemática”

Escola completa 50 anos

A Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, de Imigrante, fundada em 1959, na próxima segunda-feira estará completando 50 anos. O educandário conta atualmente com um total de 183 alunos, distribuídos pela manhã, nas séries iniciais, 5ª e 6ª séries; pela tarde, 7ª e 8ª séries do Fundamental, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio; e à noite, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. No ano de Jubileu de Ouro, a diretora é a professora Ana Maria Bertolini, tendo como vice, a professora Lira Landmeyer Lutterbeck.
Durante esta semana que antecede a data, os alunos terão atividades diferenciadas. Haverá jogos de integração, resgate do Histórico da Escola, confecção de maquetes lembrando os diferentes prédios que já abrigaram a instituição, concurso de poemas, desenhos, memórias e crônicas.

Programação
O aniversário da Escola Estadual 25 de Maio, de Imigrante, será comemorado um dia antes, ou seja, no domingo, dia 24, com a seguinte programação, que tem a coordenação da direção e professores, do Circulo de Pais e Mestres e do Conselho Escolar:
- 9 horas, recepção e visitação às dependências da escola.
- 9h10min, apresentação do coralzinho.
- 9h20min, ato solene com o descerramento de placa dos 50 anos.

Às 10 horas, a programação vai ter seqüência no Centro Comunitário Evangélico da sede, quando haverá um Culto Ecumênico; às 11 horas, apresentação da Orquestra Municipal; 11h30min, apresentação do Histórico da Escola; 12 horas, almoço de integração; 13 horas, apresentação das poesias, memórias, desenhos e crônicas vencedoras do concurso promovido pela escola com a respectiva premiação; 14 horas, homenagens aos ex-diretores, ex-professores e ex-funcionários presentes; 15 horas, homenagens aos ex-alunos – 1ª turma de formandos do Ensino Fundamental (1975) e 1ª turma de formandos do Ensino Médio (1991), e relatos de ex-alunos presentes; 16h30min, encerramento.

Convites
A coordenação do evento está informando que todos os professores que já atuaram na Escola 25 de Maio estão convidados para a festa. Contatos poderão ser feitos pelo e-mail: vinteecincodemaio@yahoo.com.br. ou pelo telefone (51)3754.1018. As reservas para o almoço encerram na noite desta terça-feira, dia 19, com os seguintes valores: R$ 13,00 (adultos), R$ 6,50 (infantil – 7 a 12 anos), e menores de 6 anos cortesia. (AI)

Telecentro aberto e gratuito à comunidade

O Governo de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, está oportunizando a toda comunidade imigrantense, um moderno Telecentro – laboratório de informática com acesso à Internet.
O Telecentro, com dez máquinas, está localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, sob a responsabilidade da monitora Maria Geni Fisch Castro. Visando o atendimento de quem trabalha, o laboratório tem um horário especial de funcionamento, alternativo ao comercial: de segundas às sextas-feiras, das 10 às 13 horas; e das 17 às 20 horas. Em terças-feiras, das 19 às 20 horas, o horário é exclusivo para os alunos do EJA. Não há restrição de idade e aconselha-se inclusive, as pessoas aposentadas, com mais tempo livre, que aproveitem a oportunidade de freqüentar o Telecentro.
Na primeira visita ao laboratório, cada um dos usuários é devidamente cadastrado, e por isso deverá apresentar documento de identidade. Durante o tempo em que estiver usando o computador, o usuário será auxiliado pela monitora, que também vai controlar os sites a serem acessados. É importante ressaltar que não haverá cobrança de qualquer taxa.
“O objetivo do laboratório é oferecer a possibilidade de usar computadores, conhecer as possibilidades que a tecnologia oferece e especialmente, fazer pesquisas na Internet, porém, dentro dos limites do que podemos chamar de adequados à nossa cultura”, comenta a secretária municipal de Educação, Edi Fassini. (AI)
Foto: Sérgio Bagestan
Monitora Maria Geni coordena o Telecentro

Imigrante é destaque na Semana da Saúde

A Univates, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, realizou no período de 11 a 15, a V Semana Interdisciplinar da Saúde. O Tema Central foi “Tecendo redes para a assistência à Saúde do Idoso do Vale do Taquari”. A programação foi desenvolvida na Univates e teve como público alvos, e principalmente, acadêmicos que freqüentam os oito cursos da área de Saúde que a instituição proporciona, além de pessoas da comunidade.
No painel apresentado quarta-feira, os municípios de Imigrante (pelo Vale do Taquari e a quinta cidade do Brasil, na proporção pelo número de habitantes, com o maior número de pessoas idosas acima de 60 anos) e Veranópolis (pela região serrana e considerada como a capital da longevidade), apresentaram as suas experiências de atuação com sucesso, na construção da atenção integral à saúde do idoso.
A delegação de Imigrante estava representada pelo secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan; enfermeira e coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Viviane Franz Stevens; as sete agentes comunitárias de Saúde; e sete mulheres idosas, cada uma representando uma micro-região do Município. Imigrante possui uma população de 3.074 habitantes, sendo 746 pessoas com mais de 60 anos (309 masculino e 437 femininos), conforme o registro de famílias cadastradas no PSF. No Vale do Taquari, Imigrante é considerada com uma das principais cidades a proporcionar longevidade e qualidade de vida. A expectativa de vida no Município chega a 76,5 enquanto no Estado está em 75,1 e no Brasil, a média é de 72,6. Em Imigrante, a Administração Municipal investe 21% do Orçamento em Saúde.
Atendimento ao idoso
Na área da Saúde, o Governo de Imigrante mantém um programada especial de atendimento a pessoas, que a partir dos 60 anos, estão chegando às chamadas segunda e terceira idade. Através da Secretaria Municipal da Saúde, o Município mantém um programa denominado “Construindo a atenção integral à saúde do idoso”, ou seja, assistência 24 horas por dia. Este atendimento é diferenciado, pois oferece prioridades à saúde para pessoas acima de 60 anos, além de visitas a domicílio. Na área de atividades e envolvimentos, encontros comunitários são realizados, focalizando áreas de lazer, saúde, alimentação e auto-estima. “Estamos sempre na busca de qualidade e humanização da saúde”, refere-se o secretário Celso Kaplan, que comemora a implantação do futuro Centro Ocupacional e de Saúde do Idoso.
Na opinião do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates, professor Raul Stoll, “Imigrante é uma referência em Saúde, pelas iniciativas e realizações, além dos relacionamentos e parcerias com a população, e essa forma integrada e disciplinada de atuar merece elogios ao trabalho desenvolvido”. (AI)

Foto: Sérgio Bagestan
Momentos registrados no dia 13 de maio de 2009, na Univates, por ocasião da apresentação do programa do atendimento ao idoso de Imigrante.