quarta-feira, 20 de maio de 2009

Imigrante é destaque na Semana da Saúde

A Univates, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, realizou no período de 11 a 15, a V Semana Interdisciplinar da Saúde. O Tema Central foi “Tecendo redes para a assistência à Saúde do Idoso do Vale do Taquari”. A programação foi desenvolvida na Univates e teve como público alvos, e principalmente, acadêmicos que freqüentam os oito cursos da área de Saúde que a instituição proporciona, além de pessoas da comunidade.
No painel apresentado quarta-feira, os municípios de Imigrante (pelo Vale do Taquari e a quinta cidade do Brasil, na proporção pelo número de habitantes, com o maior número de pessoas idosas acima de 60 anos) e Veranópolis (pela região serrana e considerada como a capital da longevidade), apresentaram as suas experiências de atuação com sucesso, na construção da atenção integral à saúde do idoso.
A delegação de Imigrante estava representada pelo secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan; enfermeira e coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Viviane Franz Stevens; as sete agentes comunitárias de Saúde; e sete mulheres idosas, cada uma representando uma micro-região do Município. Imigrante possui uma população de 3.074 habitantes, sendo 746 pessoas com mais de 60 anos (309 masculino e 437 femininos), conforme o registro de famílias cadastradas no PSF. No Vale do Taquari, Imigrante é considerada com uma das principais cidades a proporcionar longevidade e qualidade de vida. A expectativa de vida no Município chega a 76,5 enquanto no Estado está em 75,1 e no Brasil, a média é de 72,6. Em Imigrante, a Administração Municipal investe 21% do Orçamento em Saúde.
Atendimento ao idoso
Na área da Saúde, o Governo de Imigrante mantém um programada especial de atendimento a pessoas, que a partir dos 60 anos, estão chegando às chamadas segunda e terceira idade. Através da Secretaria Municipal da Saúde, o Município mantém um programa denominado “Construindo a atenção integral à saúde do idoso”, ou seja, assistência 24 horas por dia. Este atendimento é diferenciado, pois oferece prioridades à saúde para pessoas acima de 60 anos, além de visitas a domicílio. Na área de atividades e envolvimentos, encontros comunitários são realizados, focalizando áreas de lazer, saúde, alimentação e auto-estima. “Estamos sempre na busca de qualidade e humanização da saúde”, refere-se o secretário Celso Kaplan, que comemora a implantação do futuro Centro Ocupacional e de Saúde do Idoso.
Na opinião do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Univates, professor Raul Stoll, “Imigrante é uma referência em Saúde, pelas iniciativas e realizações, além dos relacionamentos e parcerias com a população, e essa forma integrada e disciplinada de atuar merece elogios ao trabalho desenvolvido”. (AI)

Foto: Sérgio Bagestan
Momentos registrados no dia 13 de maio de 2009, na Univates, por ocasião da apresentação do programa do atendimento ao idoso de Imigrante.


Nenhum comentário: