terça-feira, 5 de maio de 2009

Coral União anuncia sorteados

A diretoria do Coral da Sociedade Recreativa União, de Imigrante, informa os colaboradores premiados na “rifa”, por ocasião do sorteio realizado no sábado, dia 2, pela Loteria Federal:
- 1º prêmio, centena 845, Telmo Körner.
- 2º prêmio, centena 476, Letícia Wahlbrinck.
- 3º prêmio, centena 407, Erich Gabriel Klein.
- 4º prêmio, centena 777, Rebeca Werkhausen.
- 5º prêmio, centena 898, Elmo Graebin.
- 6º prêmio, centena 567, Edi Rabaioli.

Prefeito Altmann recebe condecoração do Comando Regional de Polícia

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO) realizou na tarde de terça-feira, na praça da matriz, em Lajeado, uma solenidade militar para a entrega da primeira edição da “Comenda do CRPO-VT”. O objetivo foi o de reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, organizações, instituições e entidades, voltadas a apoiar as demandas do CRPO, além de contribuir para a consolidação e aperfeiçoamento do estado geral de segurança pública, em sua acepção mais ampla, no cenário regional.
O Tenente-Coronel e Comandante do CRPO, Antônio Scussel, que fez a entrega das láureas, salientou que “essa Comenda do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, foi instituída em 18 de fevereiro de 2009, pelo Comandante Geral da Brigada Militar, com a finalidade de reconhecer e condecorar pessoas, como um meritório e diferenciado colaborador da Brigada Militar, e como protagonista de relevantes ações na promoção da segurança da comunidade regional. É uma satisfação e ao mesmo tempo um dever da Brigada Militar reconhecer a atuação dessas pessoas”, disse Scussel. O promotor de Justiça, Sérgio da Fonseca Diefenbach, que falou em nome dos condecorados, ressaltou o trabalho dos policiais que diariamente enfrentam as ruas, “pois a sociedade não sobrevive sem a segurança pública”.

Laureados

Os 22 cidadãos, autoridades policiais e representantes civis do Vale do Taquari, que foram homenageados com medalhas e diplomas da “Comenda do CRPO-VT”, por suas atividades desempenhadas em prol da segurança pública no Vale do Taquari, são os seguintes:
- Civis: Paulo Gilberto Altmann, prefeito de Imigrante; Ney Lazzari, reitor da Univates; Sérgio Diefenbach, promotor de Justiça; Renato Martins, presidente da Certaja; João Pedro Müller, diretor da Rádio Independente; Oswaldo Carlos van Leeuwen, diretor do jornal O Informativo; Miguel Feldens, da Pastoral Carcerária; Vanderlei Moresco, prefeito de Anta Gorda e Alexandre Mazzei, membro da JCI/Lajeado.
- Militares: coronel Gilmar Leonhardt, major Paulo Medeiros, major Álvaro de Medeiros, major Vinícius Galvani, capitão Inácio Caye, capitão Fabiano Dorneles, capitão Hélio Schauren Junior, primeiro-tenente Marco Franck, primeiro-sargento Luis Carlos Guithon, e os soldados Adilson da Silva Brum, André Hanke, Vilson Käffer e Débora dos Santos.
Opinião
O prefeito de Imigrante, Paulo Gilberto Altmann, pela ordem seqüencial, foi o quarto cidadão a ser laureado. Durante o cerimonial Altmann mal conseguiu esconder a sua emoção. No final do evento, entre diversos abraços e cumprimentos, destacou a sua satisfação. “É um orgulho e ao mesmo tempo um prazer, receber tão honrosa condecoração. Essa láurea não é só minha. Quero dividi-la com a comunidade imigrantense, para quem trabalho e represento, e com a minha família, que sempre está ao meu lado”, disse o prefeito. (AI)

Fotos:Bagestan
  • Prefeito Altmann (e) recebe a Comenda CRPO-VT
  • Grupo de pessoas condecoradas pela Brigada Militar
  • Medalha que representa a Comenda do CRPO-VT
  • Altmann (e) e Moresco (d) receberam o abraço do prefeitode Fazenda Vilanova e presidente da Amvat, José Cenci

O brilho da escolinha de música

O Governo de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e da Associação Cultural, vem desenvolvendo um projeto que está se tornando brilhante, em termos de qualidade e participação. No turno inverso ao escolar, crianças e jovens tem a oportunidade de participar gratuitamente da chamada Escolinha Municipal de Música, com as opções entre bateria, violão, teclados e sopros. As aulas são ministradas na Escola Santo Antônio, no Bairro Daltro Filho, e na Escola Arco-Iris da sede. Os professores Artor Dalferth, Charles Porsche e Eron Janscht, são profissionais que estão à disposição para o aprendizado e contam no momento com a participação de um total de 120 alunos.
No mês de novembro, por ocasião do Dia do Músico e da Música, é realizado uma Noitada Artística, aberta à comunidade, onde os alunos se apresentam e demonstram as suas qualidades e o aprendizado. Na quarta-feira, dia 29, em Noitada Artística Especial realizada no Seminário São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, os alunos da Escolinha de Música tiveram uma brilhante participação. Flávio Endler, 16 anos, com o seu trombone de vara, ainda permanece na Escolinha, mas já garantiu inclusive, vaga entre os profissionais da Orquestra Municipal de Imigrante. Outro exemplo é Pâmela Kaplan, 15 anos, que com o sax alto, também é destaque entre os alunos. (AI)
Foto: Bagestan
Sopros: grupo de flautas com o professor Charles

Imigrante 21 anos


O município de Imigrante, no Vale do Taquari, foi criado em 1988, da união entre dois distritos de comunidades diferentes: Arroio da Seca, pertencente à Estrela e de origem germânica, e Daltro Filho, pertencente a Garibaldi e de origem preponderantemente italiana. Neste dia 9 de maio, Imigrante está completando 21 anos de emancipação Político-Administrativa. O município tem uma população de 3.070 habitantes, distribuídos nos Bairros Centro, Daltro Filho e Seca Baixa. Os imigrantense formam uma comunidade unida, trabalhadora, orgulhosa de sua cidade sob todos os aspectos, e que ostenta um significativo índice de qualidade de vida.
Como de hábito nos últimos tempos, o Município tem realizado programações aberta à comunidade, somente “nos anos pares”, ou seja, a cada dois anos de aniversário. Aconteceu no ano passado e existe a previsão de que venha a se repetir em 2010. (AI)
Foto: arquivo PMI
Vista aérea do Bairro Centro de Imigrante

Não há criança fora da sala de aula

Imigrante tem na Educação um de seus pontos fortes. Possui uma das melhores escolas públicas do Brasil, a Escola Municipal Santo Antônio. No Município não existe criança fora da sala de aula. Atende seus alunos tanto na realidade rural quanto na urbana. Um espírito investigador e participativo de pais e estudantes valoriza o aprendizado. Um bom ambiente e infra-estrutura adequada qualificam o ensino. A educação interdisciplinar é oferecida a todas as faixas etárias, aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, através de iniciativas como música, informática, horta comunitária e educação artística. O conhecimento teórico somado ao esporte, cultura e lazer, é sinal de qualidade.
Cadastro
Um levantamento realizado no mês de março, pelas agentes comunitárias de Saúde, que visitam mensalmente as 885 famílias cadastradas em Imigrante, que possui 3.070 habitantes, concluiu-se que existem 503 crianças e jovens, na faixa etária de 1 a 18 anos, freqüentando escolas do Município. Na análise do número de matrículas registrado chegamos à conclusão de que todas as pessoas em idade escolar regular estão em sala de aula.
Matrículas
Alunos matriculados em escolas do Município, com dados referentes ao mês de março/2009:
- Escola Municipal de Educação Infantil Ciranda de Sonhos, da sede: 56 alunos. Diretora: Susane Birkheuer.
- Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, do Bairro Daltro Filho: 30 alunos. Diretora: Maria Inês Barili.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Alves, da Seca Baixa – a única da área rural: 21 alunos. Diretora: Analucia Vuaden.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, da sede: 94 alunos. Diretora: Clair Caio.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do Bairro Daltro Filho: 119 alunos. Diretora: Lurdes Barili Müller.
- Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, da sede: 183 alunos. Diretora: Ana Maria Bertolini. (AI)

Turma do período da tarde na EMEF Arco-Íris

Foto: Bagestan

Primeiro jogo das Quartas de Final

NOTA OFICIAL rodada de ida das quartas de final DO CAMPEONATO DE BOCHA, REALIZADA NO DIA 2 DE MAIO DE 2009.
Na Seca Baixa:
Seca Baixa 2 a 1 Gota Limpa - Parciais: 15 a 4, 15 a 12 e 8 a 15.

No Remo:
Remo 0 a 3 Os Gringos - Parciais: 13 a 14, 3 a 15 e 8 a 15.

No Bar do Gilnei:
Bar Gilnei 2 a 1 Spalim - Parciais: 15 a 10, 10 a 15 e 15 a 8.

Na cancha do Possebon:
Lancheria Possebon 1 a 2 Colonial - Parciais:15 a 5, 6 a 15 e 13 a 15.

Ranking da primeira fase:
Os Gringos: 22 pontos, 387 bochas
Spalim: 19 pontos, 369 bochas
Colonial: 18 pontos, 370 bochas
Gota Limpa: 18 pontos, 357 bochas
Seca Baixa: 16 pontos, 342 bochas
Bar Gilnei/Spalim: 15 pontos, 321 bochas
Lanch. Possebon: 14 pontos, 349 bochas
Remo: 12 pontos, 285 bochas
Bar Esportivo: 10 pontos, 302 bochas
Nova Era: 6 pontos, 234 bochas.

Os jogos da volta acontecerão no sábado, dia 9 de maio:

Na cancha do Assido Haack: Os Gringos x Remo

No Bar do Gilnei: Spalim x Bar Gilnei

Na Linha Rechts: Colonial x Lancheria Possebon

No Bar do Celso: Gota Limpa x Seca Baixa.

Os confrontos da semi-final continuam dentro da mesma chave, ou seja:
O Vencedor de Os Gringos e Remo vai enfrentar o vencedor de Spalim e Bar Gilnei.