quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Produtores de Imigrante visitam a Expointer

A prefeitura de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, e com o apoio da empresa Fecundo, e como acontece anualmente, disponibilizou e proporcionou à 42 produtores rurais do Município, a oportunidade de visitar a 31ª Expointer. Nem mesmo a chuva, o vento e o frio de oito graus de sexta-feira intimidaram os imigrantenses, que por durante seis horas circularam pelos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião conheceram um pouco mais da tecnologia do campo, com a exposição de animais, máquinas e implementos, na maior feira de agropecuária da América Latina. Diversas localidades do Município estavam representadas, com produtores oriundos da Seca Baixa, Vale da Harmonia, Daltro Filho, Rosenthal, Bairro Esperança e sede, Boa Vista 37, Ernesto Alves, Michels, Imhoff e Castro Alves.

Aquisição de máquinas

Aproveitando a visita na Expointer, dois agricultores de Imigrante formalizaram propostas de financiamento para a aquisição de novos tratores 4x4, com a faixa de potência de 50 a 75 cavalos, junto a Massey Ferguson. O produtor de leite e grãos, Hugo Birck, da Seca Baixa, com a esposa Susi e o filho Estevan, conheceu as condições do Programa Mais Alimentos, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibiliza uma linha de crédito para a compra de máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar.

A documentação foi encaminhada ao Banco do Brasil e agora Birck vai aguardar pela liberação do financiamento e a concretização da aquisição de um novo trator, junto à empresa Samaq de Estrela, representante da Massey Ferguson para a região.

Marcelo Weirich, produtor de frangos na Linha Rosenthal, através do Programa Pronaf, vai realizar o sonho em financiar o seu primeiro trator Modelo MF255 Compacto, para facilitar os serviços do campo. A documentação e projeto foram encaminhados à Emater, que repassa as informações ao Bando Brasil. Se aprovado, o financiamento terá juros a partir de 2% ao ano, com o prazo de até dez anos para pagar. “Optei pelo modelo da Massey, devido à tradição e qualidade”, disse Marcelo.

Na opinião de Jair Sulzbach, vendedor da Samaq, “os imigrantenses, a partir do recebimento de novas máquinas, estarão produzindo ainda mais, tanto no transporte como no plantio, pois a nossa meta é a satisfação total do cliente”.

Agricultura familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano estava com 270 agroindústrias inscritas, seguramente foi o mais visitado na Expointer/2009. Tem se firmado como um dos pontos de referência do evento, com produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, doces, salames, queijos, conservas e outros, com mais de 200 tipos de produtos de fabricação caseira de todas as regiões do estado. Adriano Wünsch, da Agroindústria Familiar Wünsch, da Linha Imhoff/Imigrante, estava muito feliz com comercialização de copas e salames, o que representa um volume de 70% à mais, na comparação com as vendas do ano passado.

Outros imigrantenses também elogiaram a Expointer. “A cada ano a feira melhora nos aspectos de estrutura e qualidade”, disse Luciano Carminatti, da Boa Vista 37. Milton Wahlbrinck, da Linha Rosenthal, gostou muito “do espaço da Agroindústria Familiar”. Enio Scheer, do Bairro Esperança, destacou “a modernidade das máquinas e a qualidade dos animais”. A coordenação da programação e visita foi da técnica agrícola Mônia Wahlbrinck, da Secretaria Municipal da Agricultura. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan

7 DE SETEMBRO



Show das escolas em homenagem à Pátria

No dia do aniversário da Independência do Brasil, o Ginásio Esportivo de Imigrante recebeu excelente público, que foi assistir a programação da prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Hino Nacional, Hino Riograndense e o Hino do Município de Imigrante, fizeram parte da abertura do programa, que contou ainda com a presença de diversas autoridades, apresentação da Orquestra Municipal e a Feira do Livro, na parceria com a Livraria Armazém. O grupo de danças Sonnenlicht, o grupo teatral Façarte e o escritor e músico Kalunga, também participaram da programação.

Na opinião da secretária municipal de Educação, Edi Fassini, “todos nós estamos de parabéns, pois a comunidade imigrantense mostrou mais uma vez o seu amor pela Pátria”. O vice-prefeito Benno Tietz, que falou em nome da Administração Municipal, elogiou a demonstração de civismo de todos, “e em especial aos alunos que são uma riqueza que possuímos”. O ponto alto de toda a programação foi a apresentação das escolas, com temas variados alusivos à Pátria, além da tradição, cultura e história de Imigrante, que no dia 9 de maio deste ano completou 20 anos de emancipação político-administrativa. A festa cívica foi considerada, pelo público que prestigiou o evento, como a mais emocionante dos últimos anos.

Apresentações

Os primeiros a serem aplaudidos foram os pequenos da Escola Municipal de Educação Infantil Ciranda de Sonhos, da sede. Um total de 60 crianças e 10 profissionais mostrou o carinho, a educação e o dia-a-dia na Creche.

Os 14 alunos, 2 professoras e 1 funcionária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Alves, da Seca Baixa, a única do meio rural, fizeram homenagem aos 20 anos do Município, lembrando que a construção de uma comunidade acontece com uma boa convivência e o esforço de cada um.

A Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, do Bairro Daltro Filho, com 30 crianças e 5 profissionais, entre diversas mensagens, lembraram que Imigrante é um Pequeno Mundo, onde as crianças podem crescer com saúde física e emocional, desenvolvendo os valores da cultura local.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, da sede, com 77 alunos, 5 professoras e 1 funcionária, e mais 20 alunos de EJA, fez homenagem à Pátria, ao Estado e ao Município, além de lembrar o esporte, e as raízes étnico-culturais alemãs e italianas.

Os 121 alunos, 15 professores e 2 funcionários, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do Bairro Daltro Filho, apresentaram-se com músicas que lembraram a beleza da nossa Querência do Rio Grande do Sul, a cultura italiana e alemã, os 20 anos de emancipação de Imigrante e suas respectivas comunidades, e a classificação de 1º lugar na avaliação do IDEB em nível de Brasil nas séries finais do Ensino Fundamental.

A última a se apresentar foi a Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, da sede, com 204 alunos, 22 professores e 7 funcionários. Os temas apresentados foram em alusão à Pátria e às Olimpíadas de Pequim. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan