quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Produtores de Imigrante visitam a Expointer

A prefeitura de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, e com o apoio da empresa Fecundo, e como acontece anualmente, disponibilizou e proporcionou à 42 produtores rurais do Município, a oportunidade de visitar a 31ª Expointer. Nem mesmo a chuva, o vento e o frio de oito graus de sexta-feira intimidaram os imigrantenses, que por durante seis horas circularam pelos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião conheceram um pouco mais da tecnologia do campo, com a exposição de animais, máquinas e implementos, na maior feira de agropecuária da América Latina. Diversas localidades do Município estavam representadas, com produtores oriundos da Seca Baixa, Vale da Harmonia, Daltro Filho, Rosenthal, Bairro Esperança e sede, Boa Vista 37, Ernesto Alves, Michels, Imhoff e Castro Alves.

Aquisição de máquinas

Aproveitando a visita na Expointer, dois agricultores de Imigrante formalizaram propostas de financiamento para a aquisição de novos tratores 4x4, com a faixa de potência de 50 a 75 cavalos, junto a Massey Ferguson. O produtor de leite e grãos, Hugo Birck, da Seca Baixa, com a esposa Susi e o filho Estevan, conheceu as condições do Programa Mais Alimentos, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibiliza uma linha de crédito para a compra de máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar.

A documentação foi encaminhada ao Banco do Brasil e agora Birck vai aguardar pela liberação do financiamento e a concretização da aquisição de um novo trator, junto à empresa Samaq de Estrela, representante da Massey Ferguson para a região.

Marcelo Weirich, produtor de frangos na Linha Rosenthal, através do Programa Pronaf, vai realizar o sonho em financiar o seu primeiro trator Modelo MF255 Compacto, para facilitar os serviços do campo. A documentação e projeto foram encaminhados à Emater, que repassa as informações ao Bando Brasil. Se aprovado, o financiamento terá juros a partir de 2% ao ano, com o prazo de até dez anos para pagar. “Optei pelo modelo da Massey, devido à tradição e qualidade”, disse Marcelo.

Na opinião de Jair Sulzbach, vendedor da Samaq, “os imigrantenses, a partir do recebimento de novas máquinas, estarão produzindo ainda mais, tanto no transporte como no plantio, pois a nossa meta é a satisfação total do cliente”.

Agricultura familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano estava com 270 agroindústrias inscritas, seguramente foi o mais visitado na Expointer/2009. Tem se firmado como um dos pontos de referência do evento, com produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, doces, salames, queijos, conservas e outros, com mais de 200 tipos de produtos de fabricação caseira de todas as regiões do estado. Adriano Wünsch, da Agroindústria Familiar Wünsch, da Linha Imhoff/Imigrante, estava muito feliz com comercialização de copas e salames, o que representa um volume de 70% à mais, na comparação com as vendas do ano passado.

Outros imigrantenses também elogiaram a Expointer. “A cada ano a feira melhora nos aspectos de estrutura e qualidade”, disse Luciano Carminatti, da Boa Vista 37. Milton Wahlbrinck, da Linha Rosenthal, gostou muito “do espaço da Agroindústria Familiar”. Enio Scheer, do Bairro Esperança, destacou “a modernidade das máquinas e a qualidade dos animais”. A coordenação da programação e visita foi da técnica agrícola Mônia Wahlbrinck, da Secretaria Municipal da Agricultura. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan

Nenhum comentário: