Aquisição de máquinas
Aproveitando a visita na Expointer, dois agricultores de Imigrante formalizaram propostas de financiamento para a aquisição de novos tratores 4x4, com a faixa de potência de 50 a 75 cavalos, junto a Massey Ferguson. O produtor de leite e grãos, Hugo Birck, da Seca Baixa, com a esposa Susi e o filho Estevan, conheceu as condições do Programa Mais Alimentos, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibiliza uma linha de crédito para a compra de máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar.
A documentação foi encaminhada ao Banco do Brasil e agora Birck vai aguardar pela liberação do financiamento e a concretização da aquisição de um novo trator, junto à empresa Samaq de Estrela, representante da Massey Ferguson para a região.
Marcelo Weirich, produtor de frangos na Linha Rosenthal, através do Programa Pronaf, vai realizar o sonho em financiar o seu primeiro trator Modelo MF255 Compacto, para facilitar os serviços do campo. A documentação e projeto foram encaminhados à Emater, que repassa as informações ao Bando Brasil. Se aprovado, o financiamento terá juros a partir de 2% ao ano, com o prazo de até dez anos para pagar. “Optei pelo modelo da Massey, devido à tradição e qualidade”, disse Marcelo.
Na opinião de Jair Sulzbach, vendedor da Samaq, “os imigrantenses, a partir do recebimento de novas máquinas, estarão produzindo ainda mais, tanto no transporte como no plantio, pois a nossa meta é a satisfação total do cliente”.
Agricultura familiar
O Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano estava com 270 agroindústrias inscritas, seguramente foi o mais visitado na Expointer/2009. Tem se firmado como um dos pontos de referência do evento, com produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, doces, salames, queijos, conservas e outros, com mais de 200 tipos de produtos de fabricação caseira de todas as regiões do estado. Adriano Wünsch, da Agroindústria Familiar Wünsch, da Linha Imhoff/Imigrante, estava muito feliz com comercialização de copas e salames, o que representa um volume de 70% à mais, na comparação com as vendas do ano passado.
Outros imigrantenses também elogiaram a Expointer. “A cada ano a feira melhora nos aspectos de estrutura e qualidade”, disse Luciano Carminatti, da Boa Vista 37. Milton Wahlbrinck, da Linha Rosenthal, gostou muito “do espaço da Agroindústria Familiar”. Enio Scheer, do Bairro Esperança, destacou “a modernidade das máquinas e a qualidade dos animais”. A coordenação da programação e visita foi da técnica agrícola Mônia Wahlbrinck, da Secretaria Municipal da Agricultura. (AI)
Fotos: Sérgio Bagestan
Nenhum comentário:
Postar um comentário