terça-feira, 14 de julho de 2009

Agricultura familiar busca excelência nos produtos

A atuação da família Richter, em Linha Ernesto Alves, pode servir de exemplo na busca de uma agricultura familiar sustentável. Ao lado da esposa Maria e dos filhos Stefan e Elisa, o produtor Rudimar mantém um rebanho de 46 animais, dos quais, 26 vacas leiteiras da raça holandesa. A produção diária alcança uma média de 23 litros de leite por dia, acondicionada em um tanque refrigerado, sendo a cada dois dias recolhido pela Cosuel de Arroio do Meio. É a principal atividade dos Richters, que possuem ainda terminação de suínos, também em parceria com a Cosuel. “O ideal seria que existisse no Brasil, a exemplo de alguns países, uma política do preço do leite, com valor programado para, pelo menos, um ano. Aí teríamos como definir metas no sistema de produção, contabilizando perdas e ganhos. Mesmo com algumas dificuldades, o nosso maior objetivo é oferecer qualidade”, comenta Rudimar.
O jovem Stefan Richter, que esteve em Lutzemberg, na Suíça, realizando um intercâmbio de atuação no meio rural especializado em rebanho leiteiro, revela o motivo da dedicação total ao setor. “Além de gostar e acreditar na atividade, estou sempre me atualizando sobre o assunto, seja em cursos, palestras, feiras ou leituras. Procuro interagir com profissionais e técnicos da área para trocar conhecimentos e experiências. Mas o fator principal e para obter sucesso é você saber gerenciar seu próprio negócio”, disse Stefan.
O secretário municipal da Agricultura, Airton Wessel, visitou a propriedade dos Richters e elogia a atividade em família. “É, sem dúvida, um belo exemplo de atuação e uma boa maneira de aumentar a rentabilidade.”

Profissionais a serviço da saúde

A Secretaria Municipal da Saúde contratou novos profissionais para atuar nas unidades de saúde da sede e do Bairro Daltro Filho. Os médicos vão estar à disposição da comunidade por meio do Programa Estratégia Saúde da Família.
As consultas são realizadas prioritariamente nos pontos de atendimento citados e, em casos específicos, a visita é domiciliar. Em situações de emergência o paciente é encaminhado aos hospitais de Estrela e Lajeado, com os quais o município mantém convênios. “O médico de família é, por excelência, aquele profissional de confiança do paciente”, comenta o secretário Celso Kaplan, ressaltando que é normal a cada período sua substituição.
Saiba mais sobre...
  • Cezar Augusto de Farias é clínico geral, com atuação em Imigrante nas segundas, terças e quartas-feiras. De 1999 a 2001, trabalhou no Exército Brasileiro. Foi plantonista do Hospital Estrela e, atualmente, exerce a mesma atividade no Hospital Bruno Born, de Lajeado.
  • Djacir de Lima Freitas coordena o PSF. Já atuou no serviço de Saúde Rural pelo governo boliviano; em unidades de emergência e resgate em Salvador (Bahia) e no Vale do Taquari; e como chefe do Pronto-Socorro do Hospital Estrela.
  • Lisete Rossi atua em Imigrante nas segundas-feiras - pela manhã em Daltro Filho e à tarde na unidade de Saúde da sede. Trabalha em diversas prefeituras e hospitais das regiões de Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Programação Comunitária: Festa da Colheita recorda bons momentos

Proposta é integrar, confraternizar e agradecer pela saúde, pela vida, pelo trabalho e pelo alimento do dia a dia
A tradicional Festa da Colheita, organizada pela Comunidade Evangélica, cumpriu mais uma vez com sua proposta de integrar, confraternizar e, principalmente, agradecer pela saúde, pela vida, pelo trabalho e pelo alimento do dia a dia. Domingo, após o culto na Igreja da Paz, o Centro Comunitário recebeu bom público, que prestigiou mais uma programação.
Entre as dezenas de ofertas, que posteriormente foram sorteadas, chamou a atenção uma galinha viva, além da autorização para a retirada de um leitão, vasos com flores, pães, cucas, doces, frutas e verduras. “Estamos felizes e agradecidos com mais uma Festa da Colheita. Precisamos abraçar cada uma dessas famílias que, de forma voluntária, trabalham pela nossa comunidade e ainda fazem suas ofertas de forma espontânea”, salientou o presidente da Comunidade Evangélica, Edemilson Delbrügge.
Além do culto, almoço de integração e sorteio das ofertas, o domingo festivo teve a participação do Grupo de Danças Sonnenlich, de Imigrante, nas categorias infantil e infanto-juvenl, com a coordenação do professor Wilney Haberkamp.
Mais uma
O programa já foi realizado dia 5, na Seca Baixa, e vai ser repetido domingo na Comunidade de Linha Berlim. Além do culto com a Santa Ceia, tem apresentações de danças dos grupos de jovens e almoço comunitário.