A atuação da família Richter, em Linha Ernesto Alves, pode servir de exemplo na busca de uma agricultura familiar sustentável. Ao lado da esposa Maria e dos filhos Stefan e Elisa, o produtor Rudimar mantém um rebanho de 46 animais, dos quais, 26 vacas leiteiras da raça holandesa. A produção diária alcança uma média de 23 litros de leite por dia, acondicionada em um tanque refrigerado, sendo a cada dois dias recolhido pela Cosuel de Arroio do Meio. É a principal atividade dos Richters, que possuem ainda terminação de suínos, também em parceria com a Cosuel. “O ideal seria que existisse no Brasil, a exemplo de alguns países, uma política do preço do leite, com valor programado para, pelo menos, um ano. Aí teríamos como definir metas no sistema de produção, contabilizando perdas e ganhos. Mesmo com algumas dificuldades, o nosso maior objetivo é oferecer qualidade”, comenta Rudimar.
O jovem Stefan Richter, que esteve em Lutzemberg, na Suíça, realizando um intercâmbio de atuação no meio rural especializado em rebanho leiteiro, revela o motivo da dedicação total ao setor. “Além de gostar e acreditar na atividade, estou sempre me atualizando sobre o assunto, seja em cursos, palestras, feiras ou leituras. Procuro interagir com profissionais e técnicos da área para trocar conhecimentos e experiências. Mas o fator principal e para obter sucesso é você saber gerenciar seu próprio negócio”, disse Stefan.
O secretário municipal da Agricultura, Airton Wessel, visitou a propriedade dos Richters e elogia a atividade em família. “É, sem dúvida, um belo exemplo de atuação e uma boa maneira de aumentar a rentabilidade.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário