segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Orquestra se apresenta na Univates


A Orquestra Municipal de Imigrante, com a regência do maestro Astor Dalferth, será uma das atrações na programação de fim de ano da Univates, em Lajeado. O Encontro de Orquestras será realizado no dia 29 de novembro, às 20 horas, em frente ao prédio 1, sem a cobrança de ingresso. Além da Orquestra de Imigrante, estarão se apresentando as orquestras, Municipal de Teutônia e a de Concertos de Lajeado (Oclaje).Dois mil e nove está sendo um ano especial para a Univates, que está festejando 40 anos de Ensino Superior na Região do Vale do Taquari. (AI) Fotos Sérgio Bagestan

Rede de água na Linha Herval


A Prefeitura Municipal de Imigrante, em parceria com a comunidade da Linha Herval, está desenvolvendo a instalação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água naquela localidade.Na semana passada máquinas e pessoal da Secretaria Municipal de Obras iniciaram a colocação de tubos de PEAD.Do total de 8.900 metros de extensão, um terço está concluído.O investimento total estimado da obra é R$ 54 mil, sendo R$ 20 mil cotizados entre as 20 famílias beneficiadas na comunidade da Linha Herval, e o restante com recursos do Município.“Se as condições climáticas estiverem favoráveis, nesta semana pretendemos concluir mais uns três mil metros de colocação de tubos”, refere-se o secretário municipal de Obras, Guinter Hart. Nas duas primeiras semanas deste mês, a Secretaria de Obras realizou a recuperação de estradas na Linha Ernesto Alves, até a divisa com Colinas, perfazendo um total estimado de 8 km. O mesmo serviço foi realizado na Linha Rechts, num percurso estimado de 5 km. (AI)

Foto: Sérgio Bagestan

Público aplaude Mostra de Canto


A Prefeitura de Imigrante, através da Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural, realizou na sexta-feira, dia 20, no Centro Comunitário Evangélico da sede, a sua tradicional Noitada Artística, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, e se constituí em homenagem ao Dia da Música e do Músico.

Nesta edição a programação foi diferenciada e apresentou uma Mostra de Canto em forma de festival. Uma excelente platéia prestigiou o evento e aplaudiu com entusiasmo as músicas apresentadas por pessoas de diversas faixas etárias da comunidade imigrantente.

O prefeito Paulo Gilberto Altmann com a esposa Marlene, também prestigiou a noitada. “A ocasião marcou pela oportunidade de cada participante desenvolver uma capacidade e partilhá-la com a comunidade”, disse Altmann. A secretária municipal de Educação, Edi Fassini, agradeceu, elogiou e destacou “essa riqueza de cultura de nosso povo”. O secretário municipal da Administração e Fazenda, Ernani Schneider, também salientou o nível da programação: “Positiva sob todos os aspectos, pois os participantes são pessoas comuns, felizes e que gostam da música”.

Jurados
A Mostra de Talentos Vocais de Imigrante teve como objetivo, além da integração, oferecer a cada participante, a oportunidade de mostrar seus talentos musicais e expor a criatividade, com avaliação. Qualidade musical, interpretação, harmonia, desempenho no palco, comunicação com o público, alegria, entusiasmo e energia nas interpretações, foram alguns aspectos observados pelo corpo de jurados, formado pelo regente e maestro Martin Altevogt; secretário municipal de Educação de Colinas, Irineu Horst; secretário municipal de Educação de Westfália, Gustavo Sieben; jornalista do Grupo Popular, Luciana Brune; e a professora de canto e dança de Roca Sales, Leocárdia Stapenhorst.

Especial
Na abertura da noite festiva aconteceram as apresentações extras das categorias juvenil e infantil, do Grupo de Danças Sonnenlicht, Coral Juvenil da Escola Estadual 25 de Maio e Coral Municipal. No encerramento os alunos da Escolinha Municipal de Música, com a coordenação do maestro Astor Dalferth, também realizaram brilhante apresentação.Em todas as ocasiões o público aplaudiu com entusiasmo, correspondendo ao que estava expresso em dois cartazes fixados no ambiente do evento:

- Nossa cultura é essa mistura da tradição ítalo-germânica, presente na fé, no jeito de ser, na escola, na diversão, no trabalho, na vida, enfim!

- Feliz do povo que resgata sua história, tem sua identidade, valoriza sua origem e vive sua cultura.

Participantes
No grupo de cantores com idade até 10 anos, individual ou em duplas, tivemos os seguintes participantes pela categoria Infantil: Marina Rotoli, Larissa Scapini e Jenifer Carminatti, Felipe Wahlbrinck e Ruan Wagner, Camila Wahlbrinck e Mikaeli Klein, Gustavo Demari e Gabriel Porsche, Nair Signoretti e Jéssica Schäfer, Bruna Weirich e Daiani Lumi, Thomas Delbrügge, Ana Júlia Porsche, Nicolas Porsche, Eduardo Schneider e Junior Scheffler.Nessa categoria o título de 1º lugar ficou Ana Júlia Porsche, 9 anos, com a música Love of my Life (Queem).

Participantes do grupo Juvenil, com idade entre 11 e 18 anos: Guilherme Henn, Kharol Dressler, Pamela Kaplan, Rafaela Kaplan, Ramon Wagner e Cristian Caio Cofferi, Morgana Krüger, Gabriela e Rafaela Trapp, Micheli Engster e Paola Sostmeier, Kelli Weneker e Samantha Schmidt, Luciano Duarte, Julnei Rabaioli e Lucas Bilha. O melhor desempenho na opinião dos jurados foi para Kharol Dressler, 14 anos, com a música Quando a chuva passar (Ivete Sangalo).

No terceiro grupo, com idade acima de 18 anos, tivemos 5 números apresentados, com as participações de Janciel Viegas, Janete De Lucca, Celso Rabaioli, Osmildo Duarte Daumling e Celso Rabaioli, Mário Rotoli e Osmildo Duarte Daumling. O 1º lugar foi para Janete De Lucca, com a música Jeito de Mato (Paula Fernandes).

(AI) Fotos Sérgio Bagestan


Os jovens participaram de forma brilhante

Janete De Lucca surpreendeu com "Jeito de Mato"


Prefeito Altmann com as destaques Janete, Kharol e Ana Júlia