quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encontro reúne 630 idosos


A 20ª Festa Municipal do Idoso  de Imigrante, com o tema Envelhecer com dignidade – Celebrar a vida, foi realizado quinta-feira, no Centro Comunitário Evangélico da sede. 

A organização do evento contabilizou a participação de 630 pessoas idosas, com mais de 60 anos, oriundas das mais diversas localidades do Município. A programação teve Culto Ecumênico, mensagens, apresentações artísticas, almoço de confraternização, distribuição de brindes e baile com a animação do Musical Zabadak. Diversos cartazes com mensagens, escritas em português, alemão e italiano, saudavam a presença dos idosos: Sorrir, conversar, dançar... Isso é remédio para o corpo e para o espírito; É bom viver bastante, mas é melhor viver bem; Envelhecer! Esperança de bem-viver.   

O encontro, que é realizado anualmente, faz parte do calendário oficial de eventos de Imigrante. A realização é da prefeitura, por intermédio de suas secretarias e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, com o apoio de clubes de Mães, Emater/RS-Ascar e Comunidade Evangélica. Destaca-se também a atuação  de uma equipe de voluntários, que trabalha pelo sucesso do vento.


Envelhecimento saudável

Imigrante conta com uma população de 3.013 pessoas, das quais, 731 pertencem ao grupo da chamada terceira idade. São 307 homens e 424 mulheres que possuem mais de 60 anos. “É muito importante esse tipo de ação dirigido aos idosos. Esse convívio é uma atividade pelo envelhecimento saudável, com o objetivo de se mobilizar pela qualidade de vida”, salienta o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Huberto Kirchheim. “É muito lindo observar equipes de voluntários se dedicando as pessoas da chamada melhor idade”, comenta Marta Porsche, que ao lado de Taline Rex e o presidente Kirchheim, coordenaram a programação. Na opinião do pastor da Comunidade Evangélica, Paulo Daenecker, “a festa do idoso é um dia de alegria, de acolhimento e o momento para renovar o ânimo”.

Qualidade de vida

A expectativa de vida do imigrantense, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, atinge 76 anos, superando a média nacional que é de 72,7 anos. “Imigrante é o quinto município do Brasil, em índice de qualidade de vida. Esse tradicional encontro é a valorização dos idosos e fortalece um programa, cuja atividade faz com que as pessoas de mais idade, recebam a nossa consideração e com carinho, sejam vistos como cidadãos experientes”, destacou o prefeito Paulo Gilberto Altmann.

O vice-prefeito e integrante do Coral Cultura, Benno Tietz, ao lado da esposa Gerta, esclarece que esta é a sua décima nona participação nos encontros. “Acho que este programa estimula a qualidade do processo de envelhecimento e reconhece o valor do idoso”, disse Tietz.

Érico Krüger, 63 anos, de Daltro Filho, com a esposa Renita, participaram pela primeira vez. “Quem promoveu esse encontro está de parabéns, pois realmente é uma bonita integração”, ressaltou. A viúva Norma Trapp Wahlbrinck, 74 anos, da sede, comentou que não perde nenhum encontro. Descontraída, revela que “o segredo para conquistar a velhice é a alegria, e ser bem natural, como por exemplo, não pintar os cabelos e deixar os brancos revelar a idade”. O casal Rubem (76) e Sida Jasper (77 anos), casados há 53 anos, participaram dos últimos doze encontros. “É muito bom estar com saúde e rever amigos nesse encontro da melhor idade”, disse Rubem. (AI) 

Fotos Sérgio Bagestan - Momentos registrados no dia 23/10/2008, por ocasião da 20ª Festa Municipal do Idoso, realizado em Imigrante.

Nenhum comentário: