segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Emoção na homenagem a Dom Irineu

A comunidade católica de Imigrante e, especialmente, os freqüentadores da Igreja Matriz São João Batista, no Bairro Daltro Filho, viveram momentos de emoção na noite de sábado. Na ocasião, o frei e ex-pároco Irineu Gassen, aos 65 anos, com 54 anos de vida religiosa e 40 anos de sacerdócio, estava se despedindo do município, já na condição de bispo, preparando-se para assumir no dia 24, a diocese de Vacaria, composta por 28 paróquias. “Na divisa do estado às porteiras estarão abertas. Lá a região tem um clima frio, mas a minha missão será a de guiar, orientar, aquecer corações e preparar para Deus um povo perfeito”, disse dom Irineu, ao agradecer o belo convívio de vários anos em Imigrante e as manifestações de carinho recebidas.
A Igreja de Daltro Filho estava lotada. A comunidade emocionada manifestou-se através de cartazes, mensagens, lembranças e abraços. “Estou saindo com alegria e fé renovada, pois deixo um povo amigo, unido e acolhedor. Despedida faz cultivar saudades”, salientou dom Irineu, ao lado dos freis Gervásio, Darcísio, Marino e José, que foram os co-celebrantes nessa missa especial, além do frei Renato Puhl, novo pároco do município, que veio de São José do Inhacorá e possui 30 anos de sacerdócio.
Ídolo
Para quem o conhece, dom Irineu Gassen é um verdadeiro ídolo. Carmen Schneider Möllmann, natural de Daltro Filho e hoje residindo em Sapucaia do Sul, veio especialmente para lhe desejar sucesso e felicidades. “Como nós amamos o senhor!”, disse Carmen emocionada. Além dos imigrantenses, fiéis de diversas cidades prestigiaram a sublime celebração, que foi abrilhantada pelos corais Vozes e Municipal.
Ademir Rabaiolli, presidente do conselho paroquial, falando em nome da comunidade, expressou a maior gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados por dom Irineu. “Foram momentos de convívio inesquecível”, disse.
Na opinião da primeira dama do município, Marlene Altmann, “a passagem de dom Irineu em nosso meio, ficará marcada pela integração comunitária. Ele foi um elo entre todos e preservou a união familiar”. A professora e catequista Ana Maria Bertolini, destacou que dom Irineu “lançou a semente para o bom relacionamento familiar em nossa comunidade”.
História
Irineu Gassen foi ordenado bispo, recentemente, na Catedral de Santa Cruz do Sul. É natural de Formosa, cidade de Vale do Sol, onde nasceu no dia 24 de novembro de 1942. Sua atuação em Imigrante, resume-se nas seguintes datas:
- 1962/1964, estudos como noviciado.
- 1973/1976, como frei.
- 1977, estudos em Roma.
- 1978/1981, como frei.
- 1984/1989, reitor do Seminário.
- 1992/1995, como pároco.
- Janeiro a julho/2008, como pároco.

Fotos registradas na noite do dia 16 de agosto de 2008, na Igreja Matriz de Daltro Filho, na ocasião de homenagem ao bispo dom Irineu, ex-pároco no município.
Fotos: Sérgio Bagestan

Nenhum comentário: