terça-feira, 26 de agosto de 2008

Movimento Sindical em Brasília

NO ÚLTIMO DOMINGO, DIA 17/08 UMA COMITIVA DE TREZENTOS TRABALHADORES RURAIS E DIRIGENTES SINDICAIS, INCLUSIVE DA REGIONAL DO VALE DO TAQUARI, SEGUIU PARA BRASÍLIA A FIM DE NEGOCIAR A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE HABITAÇÃO RURAL, QUE NÃO ESTAVA SENDO TRABALHADO DA FORMA PROMETIDA PELO GOVERNO, E TAMBÉM REIVINDICAR A QUESTÃO DO CRÉDITO FUNDIÁRIO, E QUESTÕES REFERENTES AO PROGRAMA MAIS ALIMENTO E MEIO HAMBIENTE .
PARA TRATAR SOBRE A HABITAÇÃO RURAL OS SINDICALISTAS SE REUNIRAM COM O MINISTRO MÁRCIO FONTES, RESPONSÁVEL PELO MINISTÉRIO DAS CIDADES QUE GARANTIU QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ FINALIZANDO UM PROGRAMA QUE SERÁ ANUNCIADO ATÉ O DIA 29 DESTE MÊS E IRÁ TER TRÊS FAIXAS DE ENQUADRAMENTO DAS QUAIS NO GRUPO I SERÁ PARA AGRICULTORES DE BAIXA RENDA, O GRUPO II COM PEQUENO SUBSÍDIO E O GRUPO III PARA AGRICULTORES DE MAIOR RENDA, SEM SUBSÍDIO, SENDO UMA POLÍTICA DE LONGO PRAZO.
SOBRE OS CRÉDITOS FUNDIÁRIOS, CUJA AUDIÊNCIA FOI NO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO GLILHERNE CASSEL ONDE O MINISTRO GARANTIU QUE ESSE PROGRAMA TERÁ CONTINUIDADE COM RECURSOS DO TESOURO NACIONALTENDO SIDO ESTIPULADO PARA 2009 UM ORÇAMENTO DE R$ 120 MILHÕES, POIS ANTERIORMENTE OS EMPRÉSTIMOS ERAM FINANCIADOS COM RECURSOS DO BANCO MUNDIAL NUM CONVÊNIO QUE ENCERRA NO PRÓXIMO DIA 30 DE SETEMBRO.
REFERENTE AO PROGRAMA MAIS ALIMENTO DO PRONAF O GOVERNO SE COMPROMETEU EM EDITAR UMA RESOLUÇÃO REVENDO A FORMA DO CÁLCULO DA RENDA DOS AGRICULTORES PARA ENQUADRAMENTO NO PROGRAMA, QUE PASSARÁ A SER COM BASE NA RENDA FUTURA E NÃO MAIS NA RENDA PASSADA. TAMBÉM SE COMPROMETEU EM INCLUIR O SETOR DE CARNES ALÉM DE FAZER UM ESTUDO PARA INCLUSÃO DA SOJA E DA REDUÇÃO NO LIMITE MÍNIMO DE RENDA QUE HOJE ESTÁ EM 80%.
TAMBÉM HOUVE REIVINDICAÇÃO SOBRE A PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA A ÁNALISE DE SOLO FÍSICA E QUÍMICA, SENDO QUE O MINISTRO CASSEL CONCORDOU COM A POSSIBILIDADE DE EDIÇÃO DE UMA RESOLUÇÃO OU PORTARIA PRORROGANDO OS PRAZOS PARA A APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DAS ANÁLISES.
AS PROMESSAS FORAM FEITAS PELO GOVERNO, AGORA BASTA CUMPRÍ-LAS, SENDO QUE A FETAG JÁ SE PRONTIFICOU A CONTINUAR ACOMPANHANDO E COBRANDO A IMPLEMENTAÇÃO DOS PONTOS NEGOCIADOS COM O GOVERNO, NÃO SENDO DESCARTADA A POSSIBILIDADE DE NOVA REIVINDICAÇÃO SE CASO O PROMETIDO NÃO SEJA CUMPRIDO, EM PARTICULAR NOSSA REGIONAL DO VALE DO TAQUARI FOI A MAIOR DELEGAÇÃO REGIONAL REPRESENTADA EM BRASÍLIA.

Nenhum comentário: