Cerca de 400 pessoas se uniram para cantar, almoçar e participar de um baile, organizado pelo Cultura, domingo
O Coral Cultura integrou, domingo, 15 grupos de diversas cidades, totalizando cerca de 400 pessoas que participaram de cantos, almoço e baile. A programação faz parte do Calendário Oficial de Eventos e contou com o prefeito Paulo Gilberto Altmann e esposa Marlene. “A música alimenta a alma”, disse o chefe do Executivo. O Coral Cultura foi o organizador do evento, tendo como regente o professor Charles Porsche; mestre-de-cerimônias, o professor Rubem Jasper; e na presidência, Gerta Tietz. O apoio foi da Comunidade Evangélica, com o envolvimento de voluntários. “Estamos felizes pela presença e colaboração de todos, pois é por meio desse encontro que renovamos a convivência”, disse Gerta. O pastor Paulo Daenecke ressaltou que é por meio do canto que se renova a fé, a esperança e o amor, e principalmente em tempo de Quaresma e Paixão. Mais do que um encontro de coralistas, as atividades foram marcadas pela integração entre comunidades de diferentes municípios. As diversidades culturais abrilhantaram o evento, principalmente com cantos em alemão e italiano, e do folclore gaúcho. Foram apresentadas 30 músicas em um espetáculo de duas horas. Destaque para cânticos como Amigos para Sempre, do Grupo Cultura; Horizontes, do Municipal de Imigrante; e Torneró, do Municipal de Cotiporã.
CulturaNa opinião do professor Marcos Pilatti, regente do grupo de cantoria Vocce dei Monti, de Coronel Pilar, a proposta desses encontros é justamente a troca de amizades e de cultura. “Devemos preservar isso.” Alcides Verza, de Cotiporã, considera tudo como se fosse uma festa cultural, reunindo as tradições do Brasil, Alemanha e Itália. Já para Melita Horst (93), de Imigrante, que chegou ao evento abraçada nas amigas Edi Fassini, Glaci Magedanz e Gerta Tietz, é o local onde se realiza ao encontrar amigos e muita alegria. O casal Manfred e Cristine Böhm, da cidade de Kassel/Alemanha, foi hóspede oficial da família Tietz. Reunidos com Gerta, Benno, Susi, Nica e Milton Tietz, além de Melita, não pouparam elogios. “No Brasil tudo é mesmo surpreendente. Parabéns a essas comunidades que mantêm esse tipo de tradição e cultura”, salienta Manfred.
ParticipantesParticiparam do evento os corais Cultura, União, Oase Seca Baixa, Oase Maria Madalena, Concórdia-Seca Baixa, Vozes de Daltro Filho, Emater e Municipal, todos de Imigrante; e mais, Ecumênico e Eugenita, de Colinas; Ecumênico, de Roca Sales; Santa Cecília, de Estrela; Vita Bella e Municipal, de Cotiporã; e o Vocce dei Monti, de Coronel Pilar. O grupo de danças Nova Vida, de Imigrante, também teve uma participação especial.
terça-feira, 17 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário