terça-feira, 12 de maio de 2009

Palestra sobre segurança do trabalho

A Prefeitura de Imigrante oportunizou uma palestra aos servidores da Secretaria Municipal de Obras, através do engenheiro de Segurança do Trabalho, Raul Fensterseifer, da empresa ENSEG – Engenharia de Segurança do Trabalho, de Lajeado. O objetivo do encontro foi demonstrar aos servidores, a nova postura que será adotada com relação à segurança no trabalho, em especial quanto à exigência do uso regular dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), adequados às diferentes atividades.
Além dos 24 servidores do setor de Obras, participaram da atividade realizada na Câmara de Vereadores, o secretário municipal de Obras, Guinter Hart, a oficial administrativa e chefe do Departamento de Pessoal, Úrsula Köenig, e o advogado da Administração Municipal, Rafael Coimbra Gonçalves. “Essas informações recebidas por nossa equipe foram fundamentais, para aplicarmos na prática do dia-a-dia. Precisamos estar conscientes da importância em usarmos equipamentos de proteção com relação à segurança no trabalho”, disse o secretário Guinter Hart.
Os principais assuntos abordados no encontro foram os seguintes:
- Riscos ambientais a que os servidores estão habitualmente expostos na execução de suas diversas atividades diárias.
- Riscos físicos, como ruído, calor, umidade excessiva, etc; riscos químicos, como óleos/graxas, tintas, etc; riscos biológicos, como lixo, esgoto, etc.
- Riscos de acidentes.
- Consequências dos acidentes.
- Danos causados à saúde pelo diversos agentes nocivos, tais como doenças ocupacionais.
- Elaboração por parte da empresa ENSEG, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que serve principalmente para indicar melhorias nos ambientes de trabalho, no sentido de evitar acidentes e doenças ocupacionais.
- Tipos de EPI’s indicados e certificados (com CA-Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho) para cada tipo de atividade, tais como protetor auricular, máscara, botas, óculos de segurança e capacete.
- Controle de entrega, troca dos usados, forma de uso e higienização dos EPI’s.
- Possibilidade de penalização ao servidor que não fizer uso regular dos EPI’s conforme determinado.
- Adicionais de insalubridade e/ou periculosidade. (AI)

Foto: Bagestan
Engenheiro fez palestra sobre Segurança no Trabalho

Nenhum comentário: