A população de Imigrante dá atenção especial para a cultura. Além de manter a tradição dos eventos sociais trazidos pelos imigrantes, há no município seis corais que levam o canto em grupo bastante a sério. O Coral Municipal tem como regente Martin Altevogt. Charles Porge é o regente do Coral Cultura, integrado pelas pessoas da terceira idade. Os Corais Concórdia, da localidade de Seca Baixa, e da Oase têm como regente Marisa Barow. O Coral Comunitário União e o Coral da Oase da sede têm como maestro, Telmo Kerbes. O Coral Infantil, formado por alunos da Escola Municipal Santo Antônio, é regido por Eron Jantsch. E ainda tem o Coral Vozes, do Bairro Daltro Filho, que também tem como maestro Martin Altevogt. A principal característica desse último é a música italiana, sendo muito requisitado para apresentações especiais em Imigrante e cidades vizinhas.“Os corais fazem parte da história e da cultura do município”, afirma a secretária de Educação Cultura e Turismo, Edi Fassina. Ela salienta que a intenção é fomentar e ao mesmo tempo manter a cultura do canto coral. Cada coro tem suas características e cantam músicas de vários gêneros, como sacras, folclóricas alemães e italianas, e popular brasileira. “É bonito ouvir a apresentação dos nossos coros. Eles se esmeram muito nos ensaios”, observa Edi. Os corais se apresentam em diferentes eventos sociais, culturais e, inclusive, em atos fúnebres. Ela cita que na próxima sexta-feira vai ocorrer o Encontro de Corais do Bairro Daltro Filho, no salão paroquial, com um dia cheio de atividades.
Danças e orquestra
Também estão muito presentes na cidade os grupos de danças folclóricas, que mantêm a alegria e a animação das danças germânicas e italianas. Com seus trajes típicos eles fazem belas apresentações e, ao mesmo tempo, preservam a cultura trazida pelos antepassados. Outro motivo de orgulho é a Orquestra Municipal de Imigrante. Com vozes e instrumentos, a música ganha movimento e alegria. O grupo faz apresentações em eventos sociais e culturais, constituindo-se em atração especial por sua desenvoltura no palco. Utilizando instrumentos como trompete, sax, bateria, teclado, baixo, clarinete, guitarras e chocalhos, os 21 músicos interpretam vários clássicos da música italiana e alemã, além de populares.
Teatro
Um dos eventos culturais de destaque é a encenação da Via-Sacra na Páscoa. A apresentação fez surgir no município o Grupo de Teatro Façarte, mantido pela Associação Cultural de Imigrante. O diretor é Marcelo Brentano. Conforme Edi Fassina, o grupo é integrado por pessoas do município de todas as idades. Além da encenação religiosa, eles ensaiam a peça teatral Uma Típica Comédia Italiana, que retrata a vida de uma família italiana. “O texto, a direção, os figurinos e cenário são criação dos próprios integrantes do grupo”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Turismo.
Fonte: O Informativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário