segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brinquedoteca abre espaço para socializar

A Prefeitura de Imigrante, no Vale do Taquari, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e com a parceria da Escola Estadual 25 de Maio, iniciou recentemente as atividades da Brinquedoteca. Todas às quartas-feiras, no turno inverso ao da escola, as crianças têm um espaço para brincar, socializar e desenvolver. A sala da Brinquedoteca funciona junto ao Centro de Saúde Municipal. A expectativa dos profissionais da equipe de Saúde e da Assistência Social, envolvidos no projeto, é a de que, com a Brinquedoteca, seja possível disparar ações, nas quais envolvam os profissionais do Programa de Estratégia de Saúde da Família, do Centro de Referência da Assistência Social, professores e familiares.
O cuidado e a atenção com crianças que apresentam algum tipo de vulnerabilidade social, comprometimento de aprendizagem, físico, mental ou comunicacional, contribuirão para uma maior qualificação e humanização das práticas de saúde desenvolvidas, respeitando a unicidade de cada sujeito e suas contribuições para a produção de saúde, como prevê o Sistema Único de Saúde e a Política Nacional de Humanização.
É importante destacar de que este projeto, intitulado como “Clínica Ampliada na Brinquedoteca” – um espaço para brincar, socializar e desenvolver, foi indicado pelo município de Imigrante, para apresentação no 2º Seminário Nacional de Humanização, promovido pelo Ministério da Saúde, de 5 a 7 de agosto, em Brasília. (AI)

Fotos: Sérgio Bagestan
Momentos registrados no dia 28 de maio de 2009, na ocasião em que a Brinquedoteca iniciou oficialmente as atividades, com a presença de crianças.

Nenhum comentário: