segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saúde bucal de alunos atinge bom índice

A Secretaria Municipal da Saúde, de Imigrante, por intermédio do setor de Odontologia, realizou recentemente um levantamento para medir o número de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do Bairro Daltro Filho. De um total de 100 alunos atendidos, com a faixa etária entre 7 e 14 anos, o índice alcançado foi de 1,72%, o que é definido como bom, considerando-se no Rio Grande do Sul, que é de 2,86% e de 5,02% no Brasil, a estimativa do número de dentes cariados, perdidos e obturados na população.
Três profissionais do Programa de Saúde da Família visitaram a escola para transmitir a avaliação: os dentistas Leandro Bünecker e Gustavo Costantin, e a auxiliar de consultório dentário, Sabrina Porsche. Na ocasião foram recepcionados pelo vice-diretor, Alexandre Reichert, professora Sandra Spellmeier Zucchi, e alunos da 7ª série.

Higienização
Durante o contato com alunos, o odontólogo Leandro Bünecker voltou a relembrar as ações de prevenção, como “escovação após as refeições, uso de fio dental, alimentação adequada e visita ao dentista”. Bünecker, que nos dias 20 e 21 de agosto, participará em Porto Alegre, de um congresso técnico em Serviços Públicos Odontológicos, ressaltou ainda alguns fatores que auxiliam para uma boa saúde bucal: fluoretação na água de abastecimento público e a aplicação de cremes dentais reforçados pelo flúor.
O secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, comenta que “hoje, em Imigrante, são diversos os programas públicos de prevenção. No caso da saúde bucal, as crianças recebem higienização bucal desde o nascimento e crescem com o acesso gratuito a tratamentos dentários, assim como toda a população. Em se tratando de prevenção, nos consideramos como exemplo também na saúde bucal, baseados em estatísticas e na conscientização de toda comunidade imigrantense”, disse o secretário. (AI)

Nenhum comentário: