A importância da tríplice lavagem
A Prefeitura de Imigrante, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal da Agricultura, está solicitando a colaboração de todas as pessoas que utilizam agrotóxicos em suas propriedades, que procurem observar as recomendações a seguir, visando desta forma, um melhoramento contínuo da qualidade de vida de toda a população e a conseqüente proteção do meio ambiente.
- Após serem esvaziadas, as embalagens rígidas de agrotóxicos normalmente retém quantidades variáveis do produto no seu interior, de acordo com a superfície interna, formato e a formulação. A quantidade média de sobras no interior de uma embalagem é de aproximadamente 0,3% do volume da embalagem após o esvaziamento, conforme dados de trabalhos científicos realizados em Laboratório. Embalagens com produtos formulados como suspensão concentrada (SC), normalmente retém quantidades maiores.
- A lavagem das embalagens vazias, seja através de processo manual ou mecânico (sob pressão), é fundamental para a redução dos resíduos internos, além de ser o primeiro passo para a destinação final.
Economia: assegura um total aproveitamento do conteúdo da embalagem, uma vez que a calda resultante da lavagem é despejada no tanque do pulverizador.
Segurança: reduz significativamente os riscos para a saúde das pessoas.
Ambiente: protege o meio ambiente e reduz os riscos de contaminação, além de facilitar o encaminhamento para os pontos de coleta e viabilizar a reciclagem do material.
Como fazer a tríplice lavagem
Esvazie completamente a embalagem no tanque do pulverizador; adicione água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume; tampe a embalagem e agite por 30 segundos; despeje a calda resultante no tanque do pulverizador. Faça este procedimento por três vezes. Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
Observação: o procedimento da tríplice lavagem deve ser realizado na ocasião do preparo da calda, imediatamente após o esvaziamento da embalagem, para evitar que o produto resseque no seu interior.
Coleta
A Prefeitura de Imigrante, na parceria com outras entidades, realiza anualmente, e normalmente no mês de maio, a tradicional coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. O serviço é realizado na sede, nos bairros e em todas as localidades do interior do município.
O Departamento de Meio Ambiente, alerta que na próxima coleta, não serão aceitas embalagens sujas. (AI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário