Ambiente festivo para receber crianças como Arthur
A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), em Imigrante, iniciou na segunda-feira, dia 14, quando uma equipe volante da Secretaria Municipal da Saúde, com a participação das agentes comunitárias de Saúde, visitou famílias que possuem crianças com menos de cinco anos, nas localidades mais distantes do município. A imunização é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está incluída no programa da vacinação de rotina. A criança de até cinco anos tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha.
A meta para Imigrante, segundo a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, era a de vacinar 115 crianças. Até o final da tarde de sábado foram vacinadas 125 crianças de 1 à 4 anos, e mais 12 de zero à 1 ano de idade, totalizando 137. Sendo assim, a meta foi superada em mais de cem por cento. Para o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, “isso é motivo de orgulho e satisfação, saber que os pais valorizam a saúde de seus filhos”.
A enfermeira Viviane Franz Stevens, do Programa de Saúde da Família (PSF) e coordenador a da campanha de vacinação em Imigrante, revela que “é impressionante, a conscientização dos pais e familiares, com relação aos cuidados e a atualização da caderneta de vacinação. Cerca de 97% das crianças estão em dia com a sua carteira de saúde. E para que essa meta tenha sucesso, contamos com a inestimável colaboração das agentes comunitárias de Saúde, que visitam uma vez por mês, todas as famílias do município”, disse Viviane.
Pais e filhos
Diz um velho ditado, “de que não adianta ser pai, é preciso participar”. Em Imigrante, no sábado, foi o que se viu. Pais acompanhando filhos na hora da gotinha. As crianças eram recepcionadas com carinho por profissionais do PSF, com abraços, beijos, balões e pirulitos, tomavam as gotinhas e saiam felizes da unidade de Saúde da sede. Citamos alguns exemplos, como Anelise Collet e seu filho Renan de 3 anos; Miguel Pyetro Wahlbrinck, de 1 ano, que veio com o pai Germano; Joice Altmann, que levou a filha Nicolli Altmann Costa, de 1 ano e 7 meses; Daniela e seu filho Arthur Emílio Schäfer, de 1 ano e 8 meses. Lucimara Possebon, de Daltro Filho, possibilitou ao filho Ariel Possebon da Silva, de 1 ano, além de receber as gotinhas e atualizar a carteira de vacinação, recebeu a Tríplice Viral, vacina contra sarampo, rubéola e caxumba. (AI)
Fotos Sérgio Bagestan
O pequeno Ariel recebeu as gotinhas e a Tríplice Viral
Germano levou o filho Miguel para receber as gotinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário