quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Imigrante lança plano de ação para recuperar prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas


Imigrante também foi atingido por chuvas intensas, ocasionando enxurradas, entre os dias 4 e 6 de janeiro. A situação deixou prejuízos materiais expressivos para o município, pois acarretou danos na infra-estrutura geral, principalmente, no sistema viário, de pontes e pontilhões e nas estradas municipais.

O setor agropecuário também fortemente atingido, apresenta dificuldades de acessos às propriedades rurais, além de contabilizar significativos estragos na lavoura. Igualmente houve danos ambientais, provocados pela erosão na área de plantio e desabamento de encostas.

Imigrante está em Situação de Emergência, desde o dia 07 de janeiro, através de Decreto assinado pelo prefeito Paulo Gilberto Altmann. A vigência é de 180 dias e existindo necessidades será prorrogado por igual período.


Reunião

Na quinta-feira, dia 14, lideranças locais se reuniram na Prefeitura, oportunidade em que foi elaborado plano de trabalho a ser remetido para a Defesa Civil, que após homologação permitirá o envio aos governos Estadual e Federal, para a liberação de recursos, ou seja, socorro financeiro emergencial para atender demandas urgentes.

Além do prefeito Paulo Gilberto Altmann, participaram do encontro o secretário municipal da Administração e Fazenda, Ernani Schneider, o técnico da Emater, Deoclésio Piccoli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luciano Carminatti, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sérgio Engster, e funcionários da Prefeitura dos setores da Agricultura, Engenharia, Jurídico, Compras e Patrimônio.

A elaboração do plano visa à recuperação das estradas municipais não pavimentadas, cujos prejuízos alcançaram cerca de um milhão de reais, totalizando 86 km danificados, entre destruição de bueiros, pontes, pontilhões, redes de água, esgoto fluvial e rede de drenagem.

Na agricultura os prejuízos foram ainda maiores, alcançando cerca de dois milhões e meio de reais.

Segundo levantamento da Emater, as pastagens anuais tiveram uma perda de 70%, o milho em grão e o milho para silagem também tiveram perdas significativas de 50%, enquanto que a soja teve uma perda estimada em 80%. Com as perdas nas pastagens e no milho, o leite para a indústria e consumo familiar apresenta uma redução de no mínimo 30%.


Áreas afetadas

Conforme levantamento realizado pelo Conselho Municipal de Defesa Civil de Imigrante, foram atingidas, principalmente, as seguintes localidades:

- Parte da área urbana, Bairro Daltro Filho, Beco dos Klabunde e Rua Professor Carlos Magedanz.

- No interior do município: Linha Boa Vista 37, Linha Castro Alves, Linha Ernesto Alves, Linha Imhoff, Linha 11 de Novembro, Linha Rosenthal, Linha Arroio da Seca Baixa, Linha Herval, Linha Wilsmann, Linha Michels, Linha Fassini, Linha Vale da Harmonia, Linha Rechts, Linha Harmonia Alta e Linha Garibaldi. (AI)

Reunião - Foto Sérgio Bagestan

Foto da ponte - Arquivo Prefeitura

Reunião definiu plano de ação

Nenhum comentário: