A Secretaria Municipal da Saúde, de Imigrante, está informando que a Vacinação da Gripe A será realizada em quatro etapas, conforme instruções da Secretaria Estadual da Saúde e da 16ª Coordenaria Regional da Saúde.
A enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF), de Imigrante, Viviane Franz Stevens, que está coordenando a vacinação no município, chama atenção para a observação do calendário de imunização e as respectivas faixas etárias. Lembra da necessidade da apresentação do cartão de vacinação e que em caso de dúvidas, a população poderá se informar na Unidade de Saúde da sede, ou ainda ligar para os telefones 3754.1031 ou 3754.1846.
Ao todo a Secretaria da Saúde de Imigrante tem como meta vacinar 890 pessoas, entre crianças, gestantes, doentes crônicos, população de 20 a 29 anos, idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas e trabalhadores da saúde.
Etapas de vacinação
- A primeira fase da vacinação contra a nova gripe vai ocorrer de 8 a 19 de março. Nessa fase, serão imunizados os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena. Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
- A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças saudáveis de 6 meses a menos de 2 anos.Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3 - os antigos obesos mórbidos . As gestantes começam a ser imunizadas nesse período e poderão tomar a vacina em qualquer outra etapa, ou seja de 22/03 a 21/05.
- As crianças saudáveis de 6 meses a menos de 2 anos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, poderão tomar a outra meia dose.
- Adultos saudáveis de 20 a 29 anos é o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril.
- A quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, os idosos acima de 60 anos que tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe H¹N¹.
IMPORTANTE: Se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa da estratégia de imunização. (AI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário