terça-feira, 28 de outubro de 2008

Comportamento atípico torna-se comum


O comportamento atípico das águas, revelado no ano passado, repetiu-se na região. Como seria de costume, as primeiras modificações no nível dos rios deveriam ser percebidas na parte alta do Vale do Taquari, e só depois sentidas nas demais cidades. No entanto, conforme o prefeito de Colinas e matemático Edelbert Jasper, no domingo o nível do Rio Taquari apresentava os mesmos índices em Encantado e Estrela. Também encontravam-se em elevação os afluentes Boa Vista, Arroio Estrela e Arroio da Seca. Além desses, influenciam os rios Carreiro, Guaporé e das Antas, que desembocam no Taquari. Quando eles param de subir, durante mais seis horas são percebidos aumentos nos demais afluentes.
As intensas chuvas registradas nos últimos dias são a principal justificativa da enchente. Entre sábado e domingo choveu 118,8 milímetros, dos 310,6 registrados em outubro. De acordo com a Portobras, em Estrela, o nível do Rio Taquari subiu 50 centímetros por hora, na tarde de domingo, mesmo com a abertura do tempo. Para Jasper, porém, outros motivos também justificam o fenômeno, como a impermeabilização do solo e o assoreamento dos rios. "Além do excesso de chuva em um período muito curto, as modificações nas características do rio influenciam na dificuldade de absorção da água", comenta.Para Jasper, a cheia era aguardada. O matemático avaliou o possível nível do rio, a partir da precipitação pluviométrica nas cabeceiras.
 "Na primeira estatística, eu acreditava que ele chegaria a 25,5 metros", explica. Contudo, com a subida de 27 metros em Encantado, foram trabalhadas com as mesmas previsões de 2001, quando atingiu 26,95 metros em Estrela. A maior na história do Vale ocorreu em 1941, com 29,92 metros. O chefe do Executivo de Colinas acredita que a chegada da massa de ar seco, que deve se instalar a partir de hoje, ajudará a normalizar a situação.

A sétima maior enchente
Comparada às últimas enchentes, a deste ano só perde para a de 2001. O nível máximo do Rio Taquari registrado este ano chegou a 26,65 metros. Em 2001 foram 26,95. É a sétima pior cheia da história. Ainda assim ficou bem abaixo da inundação de maio de 1941, quando o Taquari chegou a 29,92 metros. Em 1873 a marca foi de 28,47 metros e em 1912 alcançou 27,28 metros. Os dados são do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates.
Fotografia exposta em uma cafeteria da Rua Júlio de Castilhos confirma o poder de destruição da enchente da década de 1940, noticiada inclusive por jornais da época. Nela, boa parte do prédio onde hoje funciona o Sesc está submersa, diferente da situação constatada ontem.

Para comparar
As fotos de alguns lugares comprovam que a enchente de setembro do ano passado realmente ficou abaixo da atual. A diferença entre ambas é de 40 centímetros.

Fonte: O Informativo
Fotos: 
1ª Rua Bento Rosa, antes da ponte seca, outubro de 2008

2ª Rua Bento Rosa, antes da ponte seca, setembro de 2007

3ªFachada em 1941 do prédio onde hoje funciona o Sesc

Nenhum comentário: