Enchente que atingiu região desabrigou famílias, bloqueou estradas e deixou residências sem água e luz
O reflexo da chuva que atingiu a região no fim de semana pôde ser contabilizado ontem. Estradas bloqueadas, residências sem água e luz, famílias desalojadas e tráfego lento foram cenas corriqueiras em muitos municípios do Vale do Taquari. O nível do Rio Taquari, medido pela Portobras, em Estrela, chegou a 26,65 metros às 11h de ontem, mais que o dobro do nível normal. Conforme a Defesa Civil do Estado, mais de 4,6 mil pessoas tiveram de deixar suas casas na região. Boa parte delas - 3.450 - encontra-se em Encantado. A enchente também desalojou moradores em Arroio do Meio (500), Lajeado (320), Estrela (200) e Colinas (150). Em outros municípios, como Muçum e Teutônia, também há relatos de desabrigados. No final da tarde, Estrela já havia decretado situação de emergência. No entanto, outros municípios deveriam seguir o mesmo caminho durante a noite.
Além de deixar desabrigados, a cheia causou transtorno aos motoristas. Fora os já tradicionais engarrafamentos no Centro de Lajeado, fruto da inundação das principais vias da cidade, o avanço das águas bloqueou pelo menos sete rodovias no Vale do Taquari. A RS-129 foi atingida em três pontos. Nos quilômetros 12, em Bom Retiro do Sul; 44, entre Estrela e Colinas; e 87, entre Encantado e Muçum. Outras vias atingidas foram a RS-130, em Cruzeiro do Sul; e VRS-811, que liga Arroio do Meio à localidade de Forqueta.
No entanto, o transtorno foi mais evidente no quilômetro 86 da RS-130, em Arroio do Meio. No começo da tarde, o engarrafamento no local chegou a três quilômetros nos dois sentidos. Na RS-332, que liga Arvorezinha a Soledade, uma ponte foi levada pela força das águas.
A enchente deixou ainda pelo menos cinco mil economias sem energia elétrica nos municípios de Arroio do Meio, Estrela, Bom Retiro do Sul e Lajeado. Em Arroio do Meio, uma casa foi arrastada pelas águas e colidiu com três postes de energia. A cheia deixou também boa parte dos bairros de Estrela sem água. Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, em outubro já choveu quase duas vezes a média histórica do mês.
Nível do rio
O nível do Rio Taquari, que começou a baixar às 13h, chegou aos 25,72 metros às 21h de ontem. Desde o começo da noite de ontem, o Taquari recua em média 18 centímetros. Chegou a 25 metros às 0h. O nível considerado normal é 13 metros.
Os trabalhos das concessionárias de energia e de saneamento vão seguir durante o dia de hoje, já que a falta de luz e de água continuava em boa parte dos municípios atingidos.
Fonte: O Informativo
Foto: Em outubro, choveu quase o dobro da média histórica em Lajeado. Locais como a Avenida Décio Martins Costa e adjacências, que dividem Centro e Hidráulica, ficam tomados pela água. A visão é do alto de um prédio do segundo bairro
Nenhum comentário:
Postar um comentário