quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encontro da Asmevat, Secretários reunidos em Imigrante


O Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, em Imigrante, foi o local escolhido pela Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), para realizar o encontro mensal, na quarta-feira. Cerca de 30 secretários participaram da atividade, que de forma periódica discutem assuntos pertinentes à Educação pública municipal, como legislação, políticas educacionais e experiências pedagógicas.

Por solicitação dos participantes a reunião de outubro foi realizada em Daltro Filho, por ser um local apropriado para a pauta dos trabalhos, como avaliação das ações e a preparação para o período de transição das administrações municipais. A secretária municipal de Educação, de Imigrante, Edi Fassini, foi à anfitriã do encontro, que teve a coordenação da vice-presidente da Asmevat, professora Oneide Fávero, de Vespasiano Corrêa.

Na opinião do secretário de Estrela, Erci Albarello, “a reunião foi altamente positiva, pois além de avaliações e informações gerais, acorreram trocas de experiências, assim como, planejamento para dar continuidade às ações que estão sendo desenvolvidas”.

A secretária de Educação de Lajeado, Rejane Ewald, também elogiou o encontro e a acolhida. “Foi uma atividade altamente positiva, com temas empolgantes e idéias socializadas, como por exemplo, como administrar a aplicação de novas leis”. A professora enfatizou a importância dos encontros mensais dos secretários de Educação, que são orientados pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), através dos representantes estaduais, que fazem chegar os assuntos pertinentes à Educação a todas as regiões e aos municípios, formando uma grande rede educacional. (AI) 

Foto: Encontro mensal da Asmevat aconteceu em Daltro Filho   

Encontro reúne 630 idosos


A 20ª Festa Municipal do Idoso  de Imigrante, com o tema Envelhecer com dignidade – Celebrar a vida, foi realizado quinta-feira, no Centro Comunitário Evangélico da sede. 

A organização do evento contabilizou a participação de 630 pessoas idosas, com mais de 60 anos, oriundas das mais diversas localidades do Município. A programação teve Culto Ecumênico, mensagens, apresentações artísticas, almoço de confraternização, distribuição de brindes e baile com a animação do Musical Zabadak. Diversos cartazes com mensagens, escritas em português, alemão e italiano, saudavam a presença dos idosos: Sorrir, conversar, dançar... Isso é remédio para o corpo e para o espírito; É bom viver bastante, mas é melhor viver bem; Envelhecer! Esperança de bem-viver.   

O encontro, que é realizado anualmente, faz parte do calendário oficial de eventos de Imigrante. A realização é da prefeitura, por intermédio de suas secretarias e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, com o apoio de clubes de Mães, Emater/RS-Ascar e Comunidade Evangélica. Destaca-se também a atuação  de uma equipe de voluntários, que trabalha pelo sucesso do vento.


Envelhecimento saudável

Imigrante conta com uma população de 3.013 pessoas, das quais, 731 pertencem ao grupo da chamada terceira idade. São 307 homens e 424 mulheres que possuem mais de 60 anos. “É muito importante esse tipo de ação dirigido aos idosos. Esse convívio é uma atividade pelo envelhecimento saudável, com o objetivo de se mobilizar pela qualidade de vida”, salienta o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Huberto Kirchheim. “É muito lindo observar equipes de voluntários se dedicando as pessoas da chamada melhor idade”, comenta Marta Porsche, que ao lado de Taline Rex e o presidente Kirchheim, coordenaram a programação. Na opinião do pastor da Comunidade Evangélica, Paulo Daenecker, “a festa do idoso é um dia de alegria, de acolhimento e o momento para renovar o ânimo”.

Qualidade de vida

A expectativa de vida do imigrantense, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, atinge 76 anos, superando a média nacional que é de 72,7 anos. “Imigrante é o quinto município do Brasil, em índice de qualidade de vida. Esse tradicional encontro é a valorização dos idosos e fortalece um programa, cuja atividade faz com que as pessoas de mais idade, recebam a nossa consideração e com carinho, sejam vistos como cidadãos experientes”, destacou o prefeito Paulo Gilberto Altmann.

O vice-prefeito e integrante do Coral Cultura, Benno Tietz, ao lado da esposa Gerta, esclarece que esta é a sua décima nona participação nos encontros. “Acho que este programa estimula a qualidade do processo de envelhecimento e reconhece o valor do idoso”, disse Tietz.

Érico Krüger, 63 anos, de Daltro Filho, com a esposa Renita, participaram pela primeira vez. “Quem promoveu esse encontro está de parabéns, pois realmente é uma bonita integração”, ressaltou. A viúva Norma Trapp Wahlbrinck, 74 anos, da sede, comentou que não perde nenhum encontro. Descontraída, revela que “o segredo para conquistar a velhice é a alegria, e ser bem natural, como por exemplo, não pintar os cabelos e deixar os brancos revelar a idade”. O casal Rubem (76) e Sida Jasper (77 anos), casados há 53 anos, participaram dos últimos doze encontros. “É muito bom estar com saúde e rever amigos nesse encontro da melhor idade”, disse Rubem. (AI) 

Fotos Sérgio Bagestan - Momentos registrados no dia 23/10/2008, por ocasião da 20ª Festa Municipal do Idoso, realizado em Imigrante.

Aviso do grupo Nova Vida

O grupo de terceira idade Nova Vida, de Imigrante, informa que na sexta-feira, dia 31, feriado do Dia da Reforma, estará participando do Baile de Idosos na Linha Frank. A saída do ônibus será às 12 horas, em frente a Praça da Igreja Evangélica. Interessados em acompanhar o grupo, deverão confirmar com Herta ou Wonni, pelos telefones 3754.1537 ou 3754.1196.

Jantar-Baile na Boa Vista 37

A Comunidade Santo Antônio, da Boa Vista 37, em Imigrante, está organizando o seu tradicional Jantar-Baile, agendado para o dia 8 de novembro. Na animação estará a Banda Balanço Total. O convite individual adulto tem o valor de R$ 14,00 – com direito ao jantar que será servido à mesa. No cardápio: sopa de capeletti, carnes de rês, suíno e frango, salsichão e saladas, e sobremesa.  Quatro casais formam a comenda que está trabalhando pelo sucesso do evento: Josiane e Moacir Possebon, Helena e Ademir Telk, Beatriz e João Carlos Birkheuer, Claudete e Dalvir Gobbi.  

Festa na Linha Herval

A Sociedade Recreativa Herval, da Linha Herval, de Imigrante, promove a sua festa anual no dia 9 de novembro. O início será às 10 horas e haverá as famosas “Gildas”. O cartão para o almoço, com churrasco e saladas diversas, poderá ser adquirido com a diretoria da Sociedade, ao valor de R$ 12,00. Ás 14 horas inicia o baile com a animação da bandinha Os Veteranos de Teutônia.

Recomeço lento

Dos quase cinco mil desalojados no Vale, 2,8 mil ainda não retornaram para casa. Situação continua pior em Encantado. Com o tempo estável e o recuo significativo do Rio Taquari, quem pôde dedicou o dia de ontem à faxina. Seja com auxílio dos caminhões-tanque das prefeituras ou do balde e da vassoura, a terça-feira foi de recomeço. No entanto, enquanto em municípios como Lajeado o nível do rio permitiu "colocar a casa em ordem", em cidades como Encantado o dia foi de espera. Só neste município duas mil pessoas continuavam com as residências inundadas. 

Segundo a Defesa Civil do Estado, 3,3 mil pessoas permaneceriam ontem na casa de vizinhos, parentes ou em ginásios. Dessas, 2.870 são moradores de Lajeado (320), Encantado (dois mil), Arroio do Meio (500) e Colinas (50). Os três últimos uniram-se a Estrela e decretaram situação de emergência. Em Encantado, no Bairro Navegantes, um dos mais populosos do município, 400 residências continuavam ontem embaixo d’água.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil do Estado sobrevoou o Vale do Taquari ontem. Além de constatar a extensão da destruição, os agentes do órgão distribuíram kits de limpeza, colchões, cestas básicas e medicamentos em Encantado, Estrela e Arroio do Meio.

Água e luz

A falta de energia elétrica e de água é outra dificuldade que ainda não foi completamente sanada. Na área de concessão da AES Sul, 266 economias permaneciam sem luz no começo da tarde de ontem em Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. O problema deve perdurar hoje na localidade de Arroio do Ouro, em Estrela, e em parte de Bom Retiro do Sul, na área próxima da barragem. Ontem, as equipes da AES Sul não tiveram acesso a esses locais, que continuavam embaixo d’água.
Ainda em Estrela, os bairros Imigrantes e Cohab 2 devem seguir sem água pelo segundo dia consecutivo. Até o começo da noite de ontem quatro dos cinco poços artesianos que estavam submersos voltaram à ativa. O problema deve ser sanado ainda hoje.

Rodovias

Se a situação dentro das cidades ainda é alarmante, nas rodovias melhorou. No começo da noite de ontem, apenas a RS-129, entre Encantado e Muçum, e a RS-128, em Bom Retiro do Sul, permaneciam inundadas. O tráfego já estava liberado na VRS-811, que liga Arroio do Meio à localidade de Forqueta; RS-130, entre Arroio do Meio e Roca Sales; RS-129, entre Estrela e Colinas; RS-431, em Dois Lajeados; e RS-332, em Arvorezinha.

Nível do rio

À meia-noite, a medição da Portobras, em Estrela, apontava o nível do Rio Taquari em 16,85 metros - 3,85 acima do normal. Às 18h, era de 17,70 metros. Segundo previsão feita pelo Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates na segunda-feira, pode chover fraco entre hoje e amanhã. No entanto, a Defesa Civil do Estado alerta que as condições meteorológicas estão favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas, entre 0h e 23h hoje, nas regiões oeste e norte do Rio Grande do Sul.

Dia de faxina em Lajeado

Em Lajeado, o recuo do Rio Taquari e o tempo bom permitiram o começo da limpeza de ruas, parques e casas. Foi o que fez Maria de Lourdes Cândido Ribeiro (64), seus filhos e netos. A residência dela fica em pleno Parque Professor Theobaldo Dick, e ficou apenas com o teto fora d’água. "Moro aqui há 29 anos. Já estou acostumada com enchentes", resigna-se.

Quem também teve trabalho duro foram os servidores da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que passaram o dia no Parque dos Dick, totalmente submerso no domingo e na segunda-feira.
Segundo o secretário da Agricultura, Ernani Bourscheidt, seis máquinas retroescavadeiras, 12 caminhões-caçamba, dois tratores com tanque e mais um caminhão-tanque são utilizados na limpeza e na retirada de entulhos. Ele prevê que o mutirão siga até o final desta semana. "Temos a liberação para trabalhar inclusive na quinta-feira, que é ponto facultativo, e no feriado de sexta", adianta.

O coordenador da Defesa Civil em Lajeado, Ênio Hepp, calcula que já tenham sido recolhidas 40 caçambas de lixo. Ele frisa que a situação mais crítica no município foi constatada no São José e nas ruas João Abott, Décio Martins Costa e Oswaldo Aranha. As 320 pessoas que estão instaladas provisoriamente no Ginásio Municipal Professor Nelson Francisco Brancher vão retornar a suas casas hoje.

Vegetação

Fora o problema social, a enchente ocasionou prejuízos ambientais. Alertado pelo comerciário Ciro Ferrari (60), que constatou que parte da barranca do Rio Taquari, no final da ciclovia, desmoronou. Com ela, segundo Ferrari, foram árvores centenárias. "Havia espécies que nem entre três se conseguia abraçar. É uma pena", lastima.

Prefeito de Encantado pede apoio da Defesa Civil

O prefeito Agostinho Orsolin esteve ontem à tarde em Porto Alegre, no comando da Defesa Civil do Estado, para relatar os danos causados pela enchente do Rio Taquari, ocorrida no último fim de semana. No município foram atingidas mais de 800 residências, prejudicando 3,5 mil encantadenses de 14 bairros e localidades do município. O encontro ocorreu com o tenente-coronel Joel Prates Pedroso, coordenador da Defesa Civil que, durante a parte da manhã, sobrevoou de helicóptero os municípios atingidos pelas cheias. Segundo Pedroso, após a vistoria em Encantado, foi constatado que a situação verificada ainda é crítica, e que o município foi um dos mais atingidos com as cheias. "A situação abala toda a comunidade encantadense e regional. Mas temos que ter força para superar essa adversidade, e vamos conseguir, com certeza", destaca Orsolin. Acompanharam a audiência com a Defesa Civil o secretário municipal da Assistência Social, Luiz Moesch, e o chefe de gabinete Antônio Carlos Busnello.

Fonte: O Informarivo
Foto: Defesa Civil sobrevoou áreas alagadas em Encantado

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Comportamento atípico torna-se comum


O comportamento atípico das águas, revelado no ano passado, repetiu-se na região. Como seria de costume, as primeiras modificações no nível dos rios deveriam ser percebidas na parte alta do Vale do Taquari, e só depois sentidas nas demais cidades. No entanto, conforme o prefeito de Colinas e matemático Edelbert Jasper, no domingo o nível do Rio Taquari apresentava os mesmos índices em Encantado e Estrela. Também encontravam-se em elevação os afluentes Boa Vista, Arroio Estrela e Arroio da Seca. Além desses, influenciam os rios Carreiro, Guaporé e das Antas, que desembocam no Taquari. Quando eles param de subir, durante mais seis horas são percebidos aumentos nos demais afluentes.
As intensas chuvas registradas nos últimos dias são a principal justificativa da enchente. Entre sábado e domingo choveu 118,8 milímetros, dos 310,6 registrados em outubro. De acordo com a Portobras, em Estrela, o nível do Rio Taquari subiu 50 centímetros por hora, na tarde de domingo, mesmo com a abertura do tempo. Para Jasper, porém, outros motivos também justificam o fenômeno, como a impermeabilização do solo e o assoreamento dos rios. "Além do excesso de chuva em um período muito curto, as modificações nas características do rio influenciam na dificuldade de absorção da água", comenta.Para Jasper, a cheia era aguardada. O matemático avaliou o possível nível do rio, a partir da precipitação pluviométrica nas cabeceiras.
 "Na primeira estatística, eu acreditava que ele chegaria a 25,5 metros", explica. Contudo, com a subida de 27 metros em Encantado, foram trabalhadas com as mesmas previsões de 2001, quando atingiu 26,95 metros em Estrela. A maior na história do Vale ocorreu em 1941, com 29,92 metros. O chefe do Executivo de Colinas acredita que a chegada da massa de ar seco, que deve se instalar a partir de hoje, ajudará a normalizar a situação.

A sétima maior enchente
Comparada às últimas enchentes, a deste ano só perde para a de 2001. O nível máximo do Rio Taquari registrado este ano chegou a 26,65 metros. Em 2001 foram 26,95. É a sétima pior cheia da história. Ainda assim ficou bem abaixo da inundação de maio de 1941, quando o Taquari chegou a 29,92 metros. Em 1873 a marca foi de 28,47 metros e em 1912 alcançou 27,28 metros. Os dados são do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates.
Fotografia exposta em uma cafeteria da Rua Júlio de Castilhos confirma o poder de destruição da enchente da década de 1940, noticiada inclusive por jornais da época. Nela, boa parte do prédio onde hoje funciona o Sesc está submersa, diferente da situação constatada ontem.

Para comparar
As fotos de alguns lugares comprovam que a enchente de setembro do ano passado realmente ficou abaixo da atual. A diferença entre ambas é de 40 centímetros.

Fonte: O Informativo
Fotos: 
1ª Rua Bento Rosa, antes da ponte seca, outubro de 2008

2ª Rua Bento Rosa, antes da ponte seca, setembro de 2007

3ªFachada em 1941 do prédio onde hoje funciona o Sesc

Acesso a Colinas fica interrompido

Sair do município tornou-se um transtorno para os moradores. Até a tarde de ontem, apenas a estrada para Imigrante estava liberada. O acesso a Estrela, pela RS-129, permanecia interrompido, em conseqüência da elevação do Rio Taquari. Conforme o prefeito Edelbert Jasper, a cheia atingiu 70 centímetros a mais que no ano passado. Além dos estragos na rodovia, cerca de 150 pessoas ficaram desalojadas. Para amenizar a situação, elas foram encaminhadas para casas de parentes e vizinhos.

Mesmo com a retirada de algumas famílias, muitas perderam grande parte dos pertences. As localidades agrícolas foram as mais afetadas. A maioria das lavouras já estava preparada para o plantio. Jasper explica que os prejuízos serão contabilizados quando as águas baixarem. "Agora não adianta avaliar. Vamos ajudar as pessoas que precisam e, se necessário, decretaremos situação de emergência", acrescenta o chefe do Executivo.

Fonte: O Informativo
Foto: Cerca de 130 residências foram atingidas em Colinas

Roca Sales dividida ao meio

Em conseqüência da enchente, a cidade ficou dividida ao meio. O Arroio Conventos, que corta o município, transbordou e alagou parte da Rua General Daltro Filho. Na Estação Rodoviária não houve expediente, pois as águas invadiram o local. Segundo o secretário de Obras, Mário Jora, estradas do interior foram totalmente destruídas e o acesso à comunidade de Linha Júlio de Castilhos está bloqueado. "Houve desmoronamentos de terra e muita sujeira ainda está acumulada", comenta. Trinta famílias foram removidas das áreas de risco e encaminhadas ao Centro Social Urbano. A previsão, segundo Jora, é de que até amanhã as pessoas retornem a suas residências. "Serão necessários 20 dias para arrumar as estradas e limpar toda a sujeira acumulada", enfatiza.

Fonte: O Informativo
Foto: Enchente impediu expediente na Estação Rodoviária de Roca Sales

Mais de 3,5 mil sem casa em Encantado

Os bairros Navegantes, Lago Azul e Vila Moça foram os mais castigados pela fúria das águas do Rio Taquari no município. Residências e locais públicos, como o Parque Multiesportivo, ficaram submersos. Conforme o responsável pela Defesa Civil de Encantado, Sérgio Zamboni, durante toda a madrugada de ontem, membros da Secretaria de Obras, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e prefeituras da região auxiliaram na remoção dos alagados e ilhados. 

Cerca de 3,5 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas e foram encaminhadas a abrigos instalados no Ginásio do Parque João Batista Marchese e no pavilhão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Popular. "O nível da água está baixando e acreditamos que, se o tempo colaborar, até amanhã as famílias vão retornar para suas casas", prevê Zamboni. 

No Bairro Navegantes, o mais atingido pela cheia, 400 famílias estão desabrigadas. As ruas transformaram-se em abrigos para alojar móveis e pertences. O casal de aposentados João Alberto (71) e Odete da Rosa Dutra (63) observava a alguns metros de distância o lar submerso. Eles vivem no lugar há mais de seis décadas e sempre, nesta época, se preparam para o pior. "Nesses anos em que moro aqui já perdi várias coisas, como roupeiro, geladeira, cadeiras, e agora minha pia novinha", conta Odete. De acordo com Dutra, como a casa onde moram é de madeira, a cada dois anos precisa ser toda reformada. "Temos que trocar toda a madeira, pois com o sol começa a abrir e rachar", fala. 

Para amenizar o drama, o casal organizou a construção de um barracão onde a enchente não alcançou. Com a ajuda de filhos, netos, noras, genros, sobrinhos e amigos, ambos ergueram o espaço coberto por uma lona. Em meio a geladeiras, fogões, sofás, a família se abriga e espera o retorno para casa. "A sorte é que nesta hora triste estamos rodeados de amigos. Isso nos dá força e ânimo", comenta Dutra.

Fonte: O Informativo

Quase cinco mil desalojados no Vale

Enchente que atingiu região desabrigou famílias, bloqueou estradas e deixou residências sem água e luz
 O reflexo da chuva que atingiu a região no fim de semana pôde ser contabilizado ontem. Estradas bloqueadas, residências sem água e luz, famílias desalojadas e tráfego lento foram cenas corriqueiras em muitos municípios do Vale do Taquari. O nível do Rio Taquari, medido pela Portobras, em Estrela, chegou a 26,65 metros às 11h de ontem, mais que o dobro do nível normal. Conforme a Defesa Civil do Estado, mais de 4,6 mil pessoas tiveram de deixar suas casas na região. Boa parte delas - 3.450 - encontra-se em Encantado. A enchente também desalojou moradores em Arroio do Meio (500), Lajeado (320), Estrela (200) e Colinas (150). Em outros municípios, como Muçum e Teutônia, também há relatos de desabrigados. No final da tarde, Estrela já havia decretado situação de emergência. No entanto, outros municípios deveriam seguir o mesmo caminho durante a noite.

Além de deixar desabrigados, a cheia causou transtorno aos motoristas. Fora os já tradicionais engarrafamentos no Centro de Lajeado, fruto da inundação das principais vias da cidade, o avanço das águas bloqueou pelo menos sete rodovias no Vale do Taquari. A RS-129 foi atingida em três pontos. Nos quilômetros 12, em Bom Retiro do Sul; 44, entre Estrela e Colinas; e 87, entre Encantado e Muçum. Outras vias atingidas foram a RS-130, em Cruzeiro do Sul; e VRS-811, que liga Arroio do Meio à localidade de Forqueta.

No entanto, o transtorno foi mais evidente no quilômetro 86 da RS-130, em Arroio do Meio. No começo da tarde, o engarrafamento no local chegou a três quilômetros nos dois sentidos. Na RS-332, que liga Arvorezinha a Soledade, uma ponte foi levada pela força das águas.

A enchente deixou ainda pelo menos cinco mil economias sem energia elétrica nos municípios de Arroio do Meio, Estrela, Bom Retiro do Sul e Lajeado. Em Arroio do Meio, uma casa foi arrastada pelas águas e colidiu com três postes de energia. A cheia deixou também boa parte dos bairros de Estrela sem água. Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, em outubro já choveu quase duas vezes a média histórica do mês.

Nível do rio

O nível do Rio Taquari, que começou a baixar às 13h, chegou aos 25,72 metros às 21h de ontem. Desde o começo da noite de ontem, o Taquari recua em média 18 centímetros. Chegou a 25 metros às 0h. O nível considerado normal é 13 metros.

Os trabalhos das concessionárias de energia e de saneamento vão seguir durante o dia de hoje, já que a falta de luz e de água continuava em boa parte dos municípios atingidos. 

Fonte: O Informativo
Foto: Em outubro, choveu quase o dobro da média histórica em Lajeado. Locais como a Avenida Décio Martins Costa e adjacências, que dividem Centro e Hidráulica, ficam tomados pela água. A visão é do alto de um prédio do segundo bairro

Prefeito Altmann solicita recursos em Brasília


O prefeito reeleito de Imigrante, Paulo Gilberto Altmann (PP), esteve em Brasília, entre os dias 20 e 22. Na Capital Federal, Altmann deu início de encaminhamento a projetos de urbanização para o Município, principalmente, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). “Estamos concluindo projetos de saneamento básico para a nossa área urbana, e um dos caminhos para conseguir recursos, é através do PAC”, ressalta Altmann, que também solicitou apoio de deputados gaúchos.

Uma das metas da Administração para o próximo ano, é a readequação da antiga Policlínica, prédio adquirido pelo Município, para a formação do novo Centro Médico. No local serão centralizados todos os atendimentos na área da Saúde, além de local especial para a convivência e atividades de idosos. (AI) 

Município recebe delegação da Alemanha

Imigrante estará recebendo a partir desta quarta-feira, um grupo de dez pessoas, entre elas, o prefeito Peter Stief, da cidade alemã de Kirchensittenbach. Essa visita será uma retribuição ao intercâmbio iniciado no ano passado, quando o prefeito Paulo Gilberto Altmann esteve naquela cidade do Estado da Baviera. Entre os objetivos desses encontros, destacam-se os aspectos culturais e a troca de experiências em diferentes áreas, além de apoios a projetos específicos. Uma vasta programação será desenvolvida para bem receber os visitantes, que pretendem conhecer a nossa realidade e fortalecer as parcerias iniciadas há um ano.

Roteiro de visitas com a delegação alemã

·       29/10, quarta-feira: 14 horas, chegada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Viagem para Imigrante. Hospedagem no Convento em Daltro Filho. Período de descanso. Às 20 horas, recepção festiva no Centro Comunitário Evangélico da sede, com saudação, confraternização, e apresentações da Orquestra e Coral Municipal.

·       30/10, quinta-feira: pela manhã, visitação à Prefeitura Municipal e seus órgãos de serviços, como Unidade de Saúde, Ginásio Esportivo, Creches e Centro de Referência da Assistência Social. Às 12 horas, almoço no Restaurante Lelo´s. Às 14 horas, visita ao Cactário e Secretarias Municipais. Às 16 horas, café da tarde no Centro Comunitário da Seca Baixa. Às 20 horas, recepção na Câmara Municipal de Vereadores, jantar de confraternização e apresentação de danças folclóricas.

·       31/10, sexta-feira: no período da manhã, visita às indústrias do Município. Às 12 horas, almoço reservado em propriedade do interior. Pela tarde, visita a agroindústrias e projeto integrado na Linha Imhoff. À noite, no Centro Comunitário Evangélico da sede, momento cultural/celebrativo, com palestra pública (Quem somos?, Como somos?, O que sonhamos?) da delegação visitante.

·       1º/11, sábado: no período da manhã, caminhada turística por alguns pontos do Município. À tarde, recepção reservada na residência do prefeito municipal.

·       02/11, domingo: pela manhã, participação em Culto na Comunidade Evangélica. Pela tarde, visitação à Rota Turística Delícias da Colônia, entre Estrela, Colinas e Imigrante.

·       03/11, segunda-feira: atividades exclusivas no Bairro Daltro Filho, com visitação à empresa Bertolini, escola e creche, reunião de avaliação e encaminhamentos no Convento. À noite, celebração de despedida organizada pela Comunidade de Daltro Filho. No dia seguinte, retorno a Porto Alegre, com viagem à Foz do Iguaçu e ao Rio de Janeiro. 

Convite especial à Imprensa

Prezado Editor/Jornalista:

 Estamos convidando Vossa Senhoria, para prestigiar a visita de nossos parceiros de Kirchensittenbach (Alemanha), que estarão em Imigrante, como hóspedes oficiais do Município, no período de 29 de outubro a 04 de novembro.

 A delegação visitante estará composta por quatro casais, entre eles, o prefeito e a primeira dama daquela cidade alemã.

Essa será uma retribuição da visita que realizamos àquela região do Estado da Baviera no ano passado, com objetivo de firmar parcerias e intercâmbios, nas áreas de economia, arte e cultura.

 Em anexo, a programação do intercâmbio, com destaque para quarta-feira, dia 29, sexta-feira, dia 31, e segunda-feira, dia 03, nos períodos noturnos, onde haverá uma maior integração com a comunidade imigrantense, com atividades aberta ao público.

Contamos com a sua honrosa presença.Atenciosamente,

                                 Paulo Gilberto Altmann

                                Prefeito Municipal de Imigrante

 OBSERVAÇÃO: coordenação de programação oficial com o Pastor Huberto Kirchheim (telefone 51.3754.1100). 

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Aviso da Paróquia Evangélica Arroio da Seca

- Nesta quarta-feira, dia 29, às 20 horas, haverá Culto na Linha Berlim Fundos.

- Na sexta-feira, dia 31, feriado municipal, às 9h30min haverá o Culto do Dia da Reforma, na Igreja da sede.  

Noitada Artística

A prefeitura de Imigrante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural, promove para o dia 21 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro Comunitário Evangélico da sede, a tradicional Noitada Artística. Mostre o seu talento artístico. Inscreva-se na Secretaria da Educação até o dia 19. Mais informações pelo telefone 3754.1100. 

Recesso Escolar

A Secretaria Municipal de Educação, de Imigrante, informa que devido ao Recesso Escolar, nesta semana não haverá aula nas escolas do Município

Prefeitura transfere Ponto Facultativo

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, na Prefeitura Municipal de Imigrante foi transferido para o dia 26 de dezembro (data subseqüente ao Natal), quando será realizado Ponto Facultativo nas repartições públicas do Município. 

Feriado em Imigrante

Na sexta-feira, dia 31, será feriado municipal em Imigrante, devido o Dia da Reforma Luterana. 

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Informação da Paróquia São João Batista

- Na sexta-feira, dia 24, às 14h30min, haverá missa na comunidade da Linha Rechts.

- No sábado, dia 25, haverá missa de 1ª Eucaristia, às 14h30min, na comunidade Linha Cruzeiro; às 20 horas, missa na Igreja Matriz de Daltro Filho; e às 20h30min, missa de 1ª Eucaristia na comunidade São Cristóvão da sede.    

Aviso da Paróquia Evangélica Arroio da Seca

- No sábado, dia 25, a partir das 13h30min, acontece a festa anual da OASE Ana, da comunidade Ernesto Alves/Seca Baixa.

- No domingo, dia 26, às 9h30min, exame dos confirmandos na comunidade Linha Berlim. 

Façarte desputa festival em Osório

De sexta a domingo, 15 grupos do Estado devem apresentar suas encenações, divididos nas categorias Adulto e Infantil. O Grupo Teatral Façarte de Imigrante, disputa neste final de semana o Festival Art in Vento Amador, em Osório.

O evento que ocorre entre os dias 24 e 26 deste mês contará com apresentações de 15 grupos do Estado, divididos nas categorias Adulto e Infantil.Sob a direção de Marcelo Brentano, os Imigrantenses concorrem com o espetáculo   “Uma típica Comédia Italiana".

A estréia esta marcada para sexta- feira as 19:30. A participação do grupo marca a estréia do Façarte em festivais.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Trem turístico, embarques já em 2009

A utilização da Ferrovia do Trigo para turismo foi autorizada pela ANTT. Projeto deve sair do papel no próximo ano

Ao ouvir o apito da locomotiva, todos os olhares voltam-se para os trilhos. O toque do sino, feito de bronze, é um aviso para quem ainda não percebeu: o trem chegou à Estação Corvo, em Colinas. Logo, esse cenário histórico será recriado no Vale do Taquari. A Ferrovia do Trigo, por onde hoje passam apenas vagões de carga, terá os primeiros passeios turísticos até o final do próximo ano. A liberação do trecho para turismo foi confirmada na semana passada pelo governo federal. 

O projeto, denominado Trem Turístico dos Vales e Montanhas da Serra Gaúcha, foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após três anos de espera. A exploração ficará a cargo da Ferrotur - Passeios Turísticos, empresa de Porto Alegre que pretende investir na recuperação da malha ferroviária e das estações. O percurso de 160 quilômetros começa em Montenegro e termina em Guaporé, incluindo seis municípios do Vale do Taquari: Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. 

O próximo passo para que os trens comecem a andar é a aquisição da locomotiva e dos vagões. Nada que desanime o prefeito de Colinas, Edelbert Jasper, que recebeu a liberação da ANTT com entusiasmo. "Será um divisor de águas para a região", acredita. "Vamos ouvir falar muito de turismo assim que o trem começar a andar." Para ele, o passeio turístico será uma forma de "segurar" os visitantes na região por mais tempo, uma vez que ele terá mais atrações de entretenimento. 

Adaptação

Antes do primeiro embarque, algumas adaptações serão necessárias. O custo, superior a R$ 1 milhão, será bancado pela iniciativa privada e, talvez, pelo governo federal. Segundo Jasper, os trilhos terão de ser adaptados para atender às normas do transporte de passageiros. Em vários pontos, os dormentes já começaram a ser trocados pela América Latina Logística, que detém a concessão das ferrovias. Outro cuidado será com relação a dia e horário dos passeios. "Essas viagens serão predeterminadas, pois ainda há transporte de carga. Então tem de combinar os horários", observa o prefeito de Colinas. 

Para restauração das estações ferroviárias, a Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) busca recursos no governo federal. De acordo com o presidente, Rafael Fontana, um pedido de R$ 800 mil foi encaminhado ao Ministério do Turismo. "Elas estão desativadas e vão precisar de reformas", justifica. A missão seguinte, conforme Fontana, será dar início à divulgação do passeio. A coordenadora de Turismo de Estrela, Juliana Jasper, explica que em cada parada serão exploradas as questões cultural e gastronômica. Ela espera que a iniciativa ajude a alavancar iniciativas já existentes, como a Delícias da Colônia e a Rota Germânica. "Será uma grande atração e deverá fortalecer os roteiros", acredita. 

Que venham os turistas

Há décadas, a Estação Corvo, em Colinas, servia apenas para embarque e desembarque de passageiros. Hoje, à beira dos trilhos, pães caseiros, cucas e salames tornam a paisagem atrativa não só para os olhos, mas também para o paladar. Situada desde 2006 no local, a Associação dos Artesãos e Produtores Coloniais oferece ainda panos de prato, camisetas e outras peças de artesanato. Se dependesse dos 13 sócios da entidade, o trem turístico poderia entrar em funcionamento hoje. "Abre-se um leque muito grande para negócios e expansão", afirma a presidente da entidade, Josiane Holz. "Para nós vai ser maravilhoso." De acordo com ela, a implantação do projeto irá garantir maior variedade de público. Pensando nos futuros visitantes, os artesãos querem concretizar em breve um sonho: a instalação do antigo sino de bronze que anunciava a chegada dos trens à estação.

Fonte: O Informativo
Foto: Situada ao lado da ferrovia, Associação dos Artesãos está pronta para receber os novos visitantes

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cultivando bons hábitos de alimentação

A Semana da Alimentação, em Imigrante, realizada entre os dias 13 e 17, apresentou diversas oficinas e palestras. O público alvo foi Clube de Mães, da sede e interior, além dos participantes do programa Bolsa Família. “Estas oficinas visam uma educação alimentar, no sentido do preparo adequado e o aproveitamento integral do alimento. No preparo dos alimentos das oficinas, os principais ingredientes são as hortaliças, cultivadas de forma ecológica”, destaca a extencionista local da Emater/RS-Ascar, Nair Kunzler Massotti.
Entre as oficinas realizadas, uma delas contou com o apoio da Escola Estadual 25 de Maio. Na cozinha do estabelecimento de ensino, foi realizada uma atividade com os participantes do Bolsa Família: Edeli Marques, Nadir Silva, Adriana Quinot, Lucena Endler, Inês Steinbach, Marta Basso, Romildo Endler e Helmuth Cord. “Essa oficina foi de orientação na preparação de alimentos saudáveis”, ressalta a assistente social Deise Herberts.
Ainda sobre o grupo do programa Bolsa Família de Imigrante, vale registrar que uma das atividades em nível de Município, é o de cultivar uma horta caseira, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Secretaria Municipal da Agricultura. Entre os objetivos dos encontros está a emancipação e inclusão social dos grupos e famílias. (AI)

Foto Sérgio Bagestan
Nair Massotti (d) coordenou oficina de alimentação

Arlindo Diersmann recebe premiação

Na quinta-feira, o imigrantense Arlindo Diersmann, acompanhado da filha Irmgard e do amigo Nelson Scheffler, compareceu à tesouraria da Prefeitura Municipal de Imigrante, para retirar o prêmio de R$ 400,00. Morador da Seca Baixa, Diersmann foi o premiado no quarto sorteio da campanha de incentivo à arrecadação, da série consumidor, denominado “20 anos de Imigrante”.
A entrega da premiação foi realizada pelo secretário municipal da Administração e Fazenda, Ernani Schneider. O último sorteio do ano será realizado no dia 30 de dezembro, com uma premiação especial. As notas fiscais poderão ser trocadas por cautelas na recepção da prefeitura. Cada R$ 50,00 em notas vale uma cautela.
Como os valores dos prêmios devem ser usados na aquisição de mercadorias ou serviços dos estabelecimentos de Imigrante, Arlindo Diersmann aproveitou a contemplação para renovar o seu conforto residencial, adquirindo um novo fogão à lenha. (AI)
Foto Sérgio Bagestan
Diersmann (c) com o cheque do prêmio

Conselho de Saúde projeta 2009


Com a presidência de Edson Pinheiro, esteve reunido na quinta-feira, no Centro de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Imigrante. Entre assuntos referentes à 2008, foi analisado o Relatório de Gestão Municipal do primeiro semestre, assim como, os indicadores para o segundo semestre. Planejada também, a aplicação de R$ 8.754,62 repassado pelo Programa Solidariedade – A Nota é Minha. Foi definido que 50% desse valor será destinado à aquisição de remédios para a Farmácia Básica do Município, e o saldo em equipamentos para a Unidade Básica de Saúde da sede.
O Conselho agendou ainda, a participação em eventos comunitários para o próximo ano, entre eles, as comemorações do Dia Internacional da Mulher (07 de março), Dia Municipal do Idoso (24 de setembro), Semana Interamericana da Água (1º à 4 de outubro), e a Semana Municipal da Alimentação (12 à 18 de outubro). (AI)
Foto: divulgação
Pinheiro (e) presidiu reunião do Conselho de Saúde

Secretários de Educação reúnem-se em Imigrante

Nesta quarta-feira, dia 22, à partir das 9 horas, no Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho, em Imigrante, será realizada a reunião mensal da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat). Os encontros da entidade são periódicos e a cada mês um município é o anfitrião. Em cada ocasião são tratados assuntos pertinentes à educação pública municipal, como discussão sobre legislação, políticas educacionais, socialização de experiências pedagógicas e de gestão municipal.
A secretária municipal de Educação, de Imigrante, professora Edi Fassini, revela que “será um grande prazer receber profissionais de diversas cidades da região”. Esse encontro de outubro será realizado em Daltro Filho, a pedido dos participantes, pois o Convento é um local propício para um dia de estudo, reflexão, avaliação dos trabalhos e preparação para o período de transição das administrações municipais. (AI)

Secretária Edi Fassini

Foto: Sérgio Bagestan

Município prepara-se para receber delegação da Alemanha

Imigrante estará recebendo a partir do dia 29, um grupo de dez pessoas, entre elas, o prefeito Peter Stief, da cidade alemã de Kirchensittenbach. Essa visita será uma retribuição ao intercâmbio iniciado no ano passado, quando o prefeito Paulo Gilberto Altmann esteve naquela cidade do Estado da Baviera. Entre os objetivos desses encontros, destacam-se os aspectos culturais e a troca de experiências em diferentes áreas, além de apoios a projetos específicos.
O pastor Huberto Kirchheim, que está coordenando a vinda dos alemães, ressalta que uma vasta programação está sendo definida para bem receber os visitantes, que pretendem conhecer a nossa realidade e fortalecer parcerias iniciadas há um ano. (AI)

Administração apresenta LDO

A Administração Municipal de Imigrante apresentou na Câmara de Vereadores, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009. A Audiência Pública contou com a participação do prefeito Paulo Gilberto Altmann, secretário da Administração e Fazenda, Ernani Schneider, e a contadora Denise Ritter Pozzebon. Altmann ressaltou que a proposta foi elaborada em conjunto com os representantes dos quatro partidos que apóiam o governo municipal – PP, PMDB, PT e PDT.
A Administração Municipal prevê uma arrecadação em torno de R$ 9,22 milhões para o primeiro ano da próxima gestão, sendo que os maiores percentuais serão destinados à Secretaria da Educação, com 22,15%; Administração, com 22,23%; e Saúde, para a qual estão previstos 22,15%.
Entre alguns projetos priorizados para o próximo ano, está a ampliação com duas novas salas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Arco-Íris, a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Santo Antônio, a ampliação do Posto de Saúde do Bairro Daltro Filho, a readequação do imóvel da antiga Policlínica e que será transformado em um novo Centro de Saúde, e a construção de pontes de concreto, no acesso ao Vale da Harmonia, e no acesso à Linha Rosenthal. (AI)

domingo, 19 de outubro de 2008

Prefeitura transfere Ponto Facultativo

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, na Prefeitura Municipal de Imigrante foi transferido para o dia 26 de dezembro (data subseqüente ao Natal), quando será realizado Ponto Facultativo nas repartições públicas do Município. O Decreto número 1098/2008, que transfere o Ponto Facultativo, foi assinado na quinta-feira, pelo prefeito Paulo Gilberto Altmann. (AI)

Baile da Terceira Idade

O Grupo de Terceira Idade Nova Vida de Imigrante comunica que neste sábado - dia 25/Outubro/2008 –- estará participando do Baile de Terceira Idade em Boa Vista do Sul. A saída do ônibus será às 12 horas na Praça da Igreja Evangélica. Todos os interessados devem confirmar sua participação através dos telefones:
3754-1537 com Herta Klein, ou 3754-1196 com Wonni Koenig

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Kerb na Seca Baixa será sábado

A Comunidade Evangélica da Seca Baixa, em Imigrante, agendou para este sábado, dia 18, a sua tradicional programação de Kerb: às 20h30min, haverá Culto com homenagem aos 25 anos de casamento, batismo e confirmação. Às 22 horas inicia o baile, com a animação da Banda Contato Show. 

Informações da Paróquia São João Batista

- Nesta sexta-feira, dia 17, às 19h30min, haverá missa na comunidade da Linha Garibaldi.

- No sábado, dia 18, haverá missa nas seguintes localidades: às 14h30min, na comunidade São Roque; às 16 horas, missa de 1ª Eucaristia na comunidade São José; e às 19 horas, missa na Igreja Matriz em Daltro Filho.

- No domingo, dia 19, haverá missa nas seguintes localidades: 9h30min, na comunidade Tiradentes; 10 horas, missa de 1ª Eucaristia na comunidade Nossa Senhora do Carmo; e também às 10 horas, missa e festa na comunidade da Linha Rosenthal. 

Aviso da Paróquia Evangélica Arroio da Seca

- Neste sábado, dia 18, às 20h30min, Culto de Kerb na Comunidade Ernesto Alves/Seca Baixa. Logo após haverá baile.  

Imigrantense premiado

O imigrantense Hugo Haberkamp, recebeu nesta quinta-feira, pela manhã, um carro Celta zero quilômetro como prêmio. Haberkamp é cliente do Banco Bradesco desde 1990 e foi sorteado através de aplicações feitas no Hiper Fundo Bradesco de Imigrante. 

Rodacine estará em Imigrante

Imigrante terá cinema para crianças, jovens e adultos, na terça-feira, dia 21, tendo como local o Centro Comunitário Arroio da Seca. A programação é da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação. Serão duas sessões, as 15 e às 20 horas, com dois filmes por sessão. Pela tarde os filmes serão infantis, mas isso, não impedirá a participação de adultos. Pela noite, serão filmes adultos sem censura. A comunidade imigrantense está convidada a participar, pois não haverá cobrança de ingresso.  

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Festa na Linha Herval

A Sociedade Recreativa Herval, da Linha Herval, de Imigrante, promove a sua festa anual no dia 9 de novembro. O início será às 10 horas, com animação do grupo Os Veteranos. O cartão para o almoço, com churrasco e saladas diversas, poderá ser adquirido com a diretoria da Sociedade, ao valor de R$ 12,00. 

Recesso escolar

A Secretaria Municipal de Educação, de Imigrante, informa que, não haverá aula nas escolas do Município, de 27 a 30 de outubro, será realizado recesso escolar. E no dia 31, será feriado pelo Dia da Reforma. (AI) 

Asmevat reúne-se em Daltro Filho

Na quarta-feira, dia 22, no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, a partir das 9 horas, estará reunida a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat). Os encontros da Asmevat são mensais, com alternância de localidade. Os assuntos discutidos são pertinentes à educação pública dos municípios, como legislação, políticas educacionais, socialização de experiências pedagógicas e de gestão municipal. (AI)   

Grupo União agradece

A diretoria da Sociedade Recreativa União, de Imigrante, agradece a todos os colaboradores e grupos visitantes, que participaram do Baile de Corais, realizado no último dia 11. Na opinião do presidente Irineu Stevens, “se o evento foi um sucesso, devemos dividir o mérito com a comunidade imigrantense”. 

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pedidos de Alevinos

Produtores rurais de Imigrante, interessados em fazer pedidos de Alevinos, deverão se apresentar pessoalmente na Secretaria Municipal da Agricultura. O prazo das encomendas encerra no dia 10 de novembro. Mais informações pelo telefone 3754.1100. (AI) 

3ª Noite da Alegria

O grupo de bolão Sempre Unidas, do Bairro Daltro Filho, em Imigrante, convida para a 3ª Noite da Alegria e Diversão, que será realizada nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 20 horas, na sede esportiva do Riograndense. Não faltará a tradicional cuca com lingüiça. A organização solicita que todos levem caneta. Evento faz parte do calendário de eventos do Município. (AI) 

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Programação da segunda quinzena de outubro

 - Dia 17, 20 horas, 3ª Noite da Alegria e da Diversão, no Clube Riograndense, promoção do Grupo de Bolão Sempre Unidas do Bairro Daltro Filho.

- Dia 18, 14 horas, café anual do Clube de Mães Nova Esperança, no Centro Comunitário da Boa Vista 37.

- Dia 18, 22 horas, Baile de Kerb na Comunidade Evangélica Seca Baixa.

- Dia 19, 10 horas, festa do padroeiro São Francisco de Assis, no salão comunitário da Linha Rosenthal.

- Dia 21, 14 horas, Baile de Idosos na Seca Baixa, promoção do Grupo Amizade da Linha Ernesto Alves.

- Dia 23, 10 horas, 20ª Festa Municipal do Idoso, no Centro Comunitário Evangélico Arroio da Seca, da sede.

- Dia 25, 13h30min, café anual da OASE Ana, da comunidade Ernesto Alves/Seca Baixa.

- Dia 31, 9h30min, Culto Dia da Reforma, na Igreja da Paróquia Evangélica Arroio da Seca, da sede. (AI) 

Dia da Criança


Passeio foi com o trem Maria Fumaça

O sábado, dia 11, será inesquecível para 210 alunos, com idade entre 4 e 15 anos, das escolas municipais de Imigrante. Para marcar a homenagem pelo Dia da Criança, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou transporte, lanche e passeio, com o trem a vapor Maria Fumaça, pelo roteiro turístico da uva e do vinho, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Divididos em grupos os alunos estavam acompanhados por profissionais da educação do Município.

 O percurso de 25 quilômetros, com a duração de 90 minutos, repercutiu como uma viagem cheia de novidades. “Foi uma festa total. A maioria deles nunca tinha entrado em um trem”, ressaltou a professora Adriana Magedanz, que coordenou o passeio. No percurso os alunos cantavam e dançavam animados, músicas do folclore italiano, como La Bella Polenta, e gauchescas, como Eu Sou do Sul, interagindo com as equipes receptivas. Na estação de Garibaldi, tiveram a oportunidade de degustar, com direito a repetição, filtrado doce e suco de uva.      

Alegria total

Frio, neblina, umidade e chuva não causaram nenhum obstáculo à programação. A integração entre alunos de Imigrante, em diversas faixas etárias, foi total. Cassiane Schwarzer, 11 anos, da Escola Santo Antônio, comentou que “o passeio foi histórico”. Ian Carlos Doerzbacher, 12 anos, de Daltro Filho, ressaltou a importância de uma atividade totalmente diferente, “marcado pela beleza e descontração”. Vinícius Pozzebon, 4 anos, disse que o passeio “foi lindo, lindo”. Para Luciane Michels, educadora na creche Ciranda de Sonhos, “foi uma programação maravilhosa e inesquecível. As crianças se lembrarão pelo resto da vida. Foi mesmo, um dia muito especial”, disse.

Participaram da atividade os alunos das seguintes escolas: Educação Infantil Ciranda de Sonhos e Pequeno Mundo, Ensino Fundamental Arco-Íris, Ernesto Alves e Santo Antônio. (AI)

Foto: Sérgio Bagestan

 Alunos das escolas municipais de Imigrante tiveram um sábado cheio de emoções, alegrias, turismo e muita cultura. A viagem de passeio e estudos pela serra gaúcha, foi realizada em homenagem ao Dia da Criança. Em fotos, alguns momentos dessa bela atividade, realizada no dia 11/10/2008. 

Festa do Idoso


 Celebrar a vida é o tema do encontro

A 20ª Festa do Idoso de Imigrante será realizada no dia 23, numa promoção da prefeitura, por intermédio de suas secretarias, e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. O tema do evento será “Envelhecer com dignidade – Celebrar a Vida”.

A programação iniciará às 10 horas, com um Culto Ecumênico na Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Às 11 horas, no Centro Comunitário Evangélico, acontece o momento de acolhida, saudações e informações. Logo após, pronunciamentos de autoridades e apresentações artísticas. Às 12 horas, almoço de confraternização; e às 14 horas, baile com o Musical Zabadak.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, pastor Huberto Kirchheim, comenta que “a atividade é tradicional e reunirá cerca de 500 pessoas do município, com idade mínima de 60 anos, se constituindo numa bela integração”. Lembra que todos deverão levar pratos e talheres para o almoço, e quem necessitar de transporte, deverá agendar com as agentes comunitárias de saúde.

Da Linha Michels, Nilza Spellmeier Dentee, que vai completar 60 anos no dia 8 de dezembro, está se preparando para participar da festa. “Sempre colaborei e participei de eventos com a presença de idosos. Nesse encontro municipal estarei presente e fazendo aquela integração com os amigos da melhor idade”, disse ela na quarta-feira, em Daltro Filho, ocasião da confraternização do Aposentado Rural Regional. (AI)

Foto: Sérgio Bagestn

Nilza Dentee prepara-se para a festa do dia 23

Aviso da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação, de Imigrante, informa que nesta quarta-feira, dia 15, Dia do Professor, não haverá aula nas escolas do Município. De 27 a 30, será realizado recesso escolar. E no dia 31, será feriado pelo Dia da Reforma. (AI) 

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Convite do CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Imigrante, convida os beneficiários do Programa Bolsa Família e demais interessados do Município, para participarem da atividade em comemoração a Semana Mundial da Alimentação. A programação a ser desenvolvida em parceria com a Emater-RS/Ascar, será realizada na segunda-feira, dia 13, às 14 horas, na cozinha da Escola Estadual 25 de Maio, na sede. 

Amizade promove baile de idosos

O grupo Amizade da Seca Baixa, em Imigrante, promove para o dia 21, baile da segunda e terceira idade. O local será o Salão Comunitário, com início às 14 horas. Ingresso R$ 4,00. Na animação estará a Banda Sintonia Ativa.

Grupos da região estão convidados. Deverão confirmar a presença até o dia 15, pelo telefone 3754.1008, ramal 2299 ou 2300.